No primeiro dia de disputas no Casaquistão, o judô brasileiro mostrou grande desempenho. Rafaela Silva (até 57 kg) e Larissa Pimenta (até 52kg) conquistaram, nesta sexta-feira, a medalha de prata no Grand Slam de Astana. Ambas as atletas já garantiram sua vaga nos Jogos de Paris-2024.
Focada em se posicionar entre as oito melhores do ranking olímpico, Larissa Pimenta avançou ao superar três adversárias e chegou à final. Ela começou derrotando a russa Alesia Kuznetsova, seguida pela portuguesa Maria Siderot nas quartas, e a espanhola Ayumi Leiva Sanchez nas semifinais. O duelo final foi contra a israelense Gefen Primo, marcado por grande equilíbrio. Larissa conseguiu aplicar alguns golpes de qualidade, mas foi surpreendida por um ippon de sua adversária, que assim assegurou o ouro.
Larissa comentou sobre sua performance: “Estou feliz pela minha participação, vim para dar o meu melhor. Essa medalha de prata é muito relevante para minha classificação na corrida olímpica. Venho me dedicando intensamente e acredito estar no caminho adequado”, expressou. Com os 700 pontos conquistados, espera-se que ela alcance a nona posição no ranking, aproximando-se da zona das cabeças de chave olímpicas.
Rafaela Silva também teve um caminho desafiador até sua medalha de prata. Ela derrotou Fidan Alizada, do Azerbaijão, e Thihea Topolovec, da Croácia, nas oitavas. Na rodada seguinte, imobilizou Shukurjon Aminova, do Uzbequistão. Em um confronto tenso contra a vice-campeã olímpica, Sarah Leonie Cysique, Rafaela aplicou duas punições e concluiu a luta com um waza-ari no golden score. Contudo, na final, enfrentou Christa Deguchi, que levou a melhor e ficou com o ouro.
“Foi minha última competição antes dos Jogos Olímpicos. Estou satisfeita pois as técnicas que tenho treinado estão surtindo efeito. Derrotas em competições importantes como esta me deixam ainda mais motivada para seguir em frente. Minha missão foi concluída e agora continuarei a trabalhar para representar o Brasil da melhor maneira nos jogos”, compartilhou Rafaela, que ocupa a quinta posição no ranking olímpico mundial.
Adicionalmente, outros judocas brasileiros competiram na mesma data. Natasha Ferreira (até 48kg) e Michel Augusto (até 60kg) conseguiram ambas as sétimas colocações, ao passo que Amanda Lima (até 48kg) e Matheus Takaki também lutaram, porém não avançaram em suas respectivas chaves.