Lucas do Rio Verde recebe evento de celebração do maior torneio de robótica do mundo

0
255

A competição está sendo realizada na Escola Caminho Para o Futuro

Na manhã desta quarta-feira (29), Lucas do Rio verde foi palco do evento de celebração First Lego League, que está acontecendo simultaneamente em diversos lugares do país. Essa atividade foi uma realização da Secretaria de Educação, por meio de um projeto da Associação Mato-grossense de Ciência, Inovação e Tecnologia e Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional. 

A competição está sendo realizada na Escola Caminho Para o Futuro e os alunos participantes são desafiados a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Os temas são diferentes a cada temporada e, nesta etapa, as três categorias da Lego estão reunidas, sendo a Discover, com crianças de 4 a 5 anos, Explore, com crianças de 6 a 10 anos, e Challenge, com alunos de 9 a 15 anos.

“A First Lego League é o maior torneio de robótica do mundo, com 35 anos de realização, e participar dele traz diversos benefícios para nossos alunos. É um movimento global que desafia crianças e jovens a explorarem o mundo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  A ideia principal do evento é fazer com que as crianças trabalhem um problema da comunidade a partir de um tema proposto, e dentro dele trabalhe uma solução, mesmo que não seja uma solução aplicável”, explica o coordenador de Robótica, Marcelo Verardi.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, em um cenário em que a tecnologia desempenha um papel fundamental, as instituições que investem em iniciativas como essa demonstram um compromisso com a educação inovadora. 

“Estamos preparando nossas equipes para o futuro, orientando-as a carreiras ligadas às necessidades do mercado de trabalho atual e futuro, é uma oportunidade única para os alunos desenvolverem habilidades essenciais, como colaboração, trabalho em equipe e resiliência”, pontua.

Os grupos participantes são:

Categoria Discovery (4 a 5 anos)

Centro de Educação Infantil Paulo Freire

Escola Municipal São Cristóvão 

Centro de Educação Infantil Aquarela 

Escola Municipal Menino Deus 

Categoria Explorer (7 a 10 anos)

Escola Municipal São Cristóvão 

Escola Municipal Caminho Para o Futuro

Escola Municipal Érico Veríssimo

Escola Luiz Carlos Ceconello

Categoria Challenger (11 a 15 anos)

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) – Dom Bosco

Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional – Emma Tech

Escola Municipal São Cristóvão

Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino