A Sessão Ordinária realizada ontem (16) contemplou na aprovação de um o Projeto de Lei muito importante, o de N. 42/2024 que altera a redação da Lei Nº 3.544, de 11 de julho de 2023 e autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Fomento com a Associação dos Construtores do Futuro de Lucas do Rio Verde (ACFLUCAS), para concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 150 mil reais.
A ACFLUCAS é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atende atualmente mais de 100 crianças e adolescentes no contra turno escolar no município. As mesmas são assistidas, alimentadas e recebem ainda acompanhamento psicológico, além de participarem de diversas atividades desenvolvidas no tempo em que permanecem na Associação.
Esse montante é necessário em virtude do retorno do atendimento da entidade em sua capacidade total após o período das férias escolares, bem como, a necessidade de pagamento de férias e outras despesas sazonais. Também pensando na necessidade de reajustes na folha de pagamentos dos colaboradores é que foi necessário antecipar o recebimento das duas últimas parcelas finalizando o cronograma de aplicação financeira no mês de junho de 2024.
O projeto foi lançado em junho de 2015 é comandado pela Associação dos Construtores do Futuro formada por membros da sociedade organizada, órgãos de segurança e de entidades sociais, e conta com o apoio da Prefeitura.
Para participar da fase piloto foram selecionados adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social, entre 10 e 15 anos por meio do Cras, Creas, Casa Lar, Pastoral da Criança, escolas e Conselho Tutelar. Os mesmos podem permanecer até completar 16 anos de idade.
Autor: JOSI PEGORARO / ASCOM