As recém-adquiridas motocicletas Yamaha, modelo XTZ Crosser, chegam às mãos dos agentes de proteção e defesa civil de Sorriso para aprimorar os trabalhos de prevenção e monitoramento. Compradas por R$ 43,9 mil cada, as motos já estão sendo utilizadas em operações que exigem rapidez e eficiência.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, destacou a importância da agilidade em situações críticas: “Quanto mais célere for o tempo de resposta, menores serão os danos em uma situação de urgência ou de emergência”. Moura formalizou a entrega de duas dessas motocicletas, ressaltando seu papel fundamental nas ações de prevenção, isolamento e monitoramento de áreas de risco.
Moura enfatizou a preparação dos agentes para condições diversas, desde o isolamento de áreas perigosas até o enfrentamento de desastres naturais. “Nosso maior desafio, muitas vezes, é atravessar o tráfego intenso para chegar ao local da ocorrência no menor tempo possível”, afirmou.
Alberto dos Santos, coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso, explicou que a área de responsabilidade da Defesa Civil é extensa e enfrenta desafios climáticos variados. “Temos períodos de chuvas intensas e longas estiagens, o que aumenta o risco de queimadas urbanas e rurais,” disse Santos. Diante destas condições, as motocicletas foram equipadas com baús de polipropileno e bagageiros reforçados para transportar os equipamentos necessários para iniciarmos os atendimentos no local.
Santos acrescentou que, conforme a necessidade, os agentes podem acionar o suporte do Corpo de Bombeiros Militar, aeronaves, caminhões-pipa e até tratores com grades aradoras.
A população de Sorriso pode colaborar com a Defesa Civil através dos telefones 199 ou (66) 9 9968 2062 (WhatsApp).