Lucas do Rio Verde inicia, nesta quarta-feira (08), a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, que confirmou o recebimento do Ministério da Saúde (MS) de 1.521 doses de vacina, inicialmente.
A vacina é administrada em duas doses e, conforme o Ministério da Saúde, os imunizantes para a aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação.
O município recebeu 25 % da meta de vacina para a população de 10 a 14 anos. Esse quantitativo será distribuído para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), proporcionalmente, conforme os cadastros de cada unidade.
Na medida em que chegarem as novas remessas, continua a distribuição nas unidades.
“É um grande avanço no combate a essa doença, que causa tantos transtornos na vida da população, até mesmo óbitos. Lembrando que as medidas de combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti devem continuar, visto que não será toda a população que irá receber o imunizante”, explica a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.
Contraindicação da vacina da dengue
A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres em amamentação, e pessoas imunossuprimidas. Vale ressaltar que nesse momento a vacina contra a dengue não pode ser tomada junto com outra vacina, tendo que ter no mínimo 24 horas de intervalo se a pessoa recebeu uma vacina inativada, e 30 dias de vacinas atenuadas.
Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de proteção de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo.
Horário e local
A vacinação será aplicada em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30. Excepcionalmente nesta semana, a UBS do Rio Verde está atendendo em horário estendido das 17h às 21h, com sala de vacina.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina, no caso das crianças, deve ser acompanhada de um adulto responsável.
Até 27 abril de 2024 o município registrou 172 casos prováveis de dengue.