O grupo varejista espanhol Dia anunciou nesta sexta-feira sua decisão de vender suas operações no Brasil por um valor simbólico de 100 euros. A medida faz parte de uma estratégia para concentrar seus esforços em mercados mais rentáveis, como Espanha e Argentina.
A MAM Asset Management, uma gestora de ativos brasileira pertencente ao Banco Master, será a nova proprietária da rede de supermercados no Brasil, conforme comunicado enviado ao órgão regulador do mercado de ações espanhol.
Antes da concretização da venda, o grupo Dia se comprometeu a transferir 39 milhões de euros para sua subsidiária brasileira. Essa transação resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros, segundo o documento.
A decisão segue o anúncio feito em março pelo Dia, indicando o fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil devido a resultados negativos no último ano. Apesar dessas medidas, o grupo manteve em operação 244 unidades em São Paulo.
A venda dos ativos faz parte de um esforço maior para reduzir a dívida financeira líquida da empresa. Em 2022, o Dia já havia comunicado sua saída de Portugal, onde operava aproximadamente 500 supermercados.
“E desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez significativos investimentos no país, que não geraram o retorno esperado,” declarou a subsidiária em um comunicado nesta sexta-feira.
Atualmente, as operações do Dia no Brasil empregam mais de 2.500 trabalhadores em São Paulo. A decisão de focar na Espanha e na Argentina alinha-se com a manutenção de posições relevantes nesses mercados.