Mais 160 famílias luverdenses receberam hortaliças, frutas e legumes frescos do “Programa de Aquisição de Alimentos” (PAA) provenientes de parceria entre o Município e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na segunda-feira (03), 160 kits foram entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo “Cras Território I” de Lucas do Rio Verde. Um total de 1.304 quilos de alimentos provenientes da Agricultura Familiar que vão fazer parte das refeições dessas famílias.
De abril até agora, 520 famílias receberam os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos.
Em março deste ano, foi assinado um contrato no valor de R$ 237 mil, para ser executado no prazo de 12 meses, para a compra de mantimentos através da Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares (Cooperlaf), para atender as famílias em vulnerabilidade social, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, cadastradas nos programas sociais específicos do Cras.
“Um momento importante para as famílias que precisam receber essas cestas básicas e também essa parceria com o Governo Federal através da Conab e também com recursos do Município, cumprindo agora mais uma etapa do total 9 etapas que vão ser atendidas mais de 1.400 famílias. Então é uma oportunidade não só para as famílias, mas também para o fortalecimento da agricultura familiar aqui no nosso município”, frisou o prefeito Miguel Vaz.
“Falar desse trabalho é também enaltecer a nossa agricultura familiar, sendo uma das frentes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio de projetos, parcerias, fomentos, assistências, onde auxiliam esse produtor rural a prosperar, a crescer, para que momentos como esse sejam possíveis. Para que eles possam produzir alimentos de qualidade frescos e fazer essas parcerias que estão sendo apoiadas”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“É uma união de várias pessoas em prol de ajudar ainda mais essas famílias. Espero que, após as entregas que serão até o fim do ano, a gente consiga dar continuidade nesse processo, que beneficia tantas famílias, entregando produtos de qualidade e saudáveis, de produção própria da cidade, plantado e colhido pelas mãos dos agricultores familiares”, reforçou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
O valor total proporciona a diversificação de 21 alimentos, entre eles: verduras, frutas e legumes. A ação de divulgação desta política pública contou com a assistência técnica e extensão rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.