Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz alerta sobre alergias causadas por cosméticos.
De acordo com a Anvisa, esses produtos, amplamente utilizados, no geral, são seguros, mas é preciso atenção sobre possíveis reações adversas que possam surgir.
O objetivo da agência com o informe emitido é garantir que os consumidores estejam cientes dos sinais de alergias e da necessidade de registrar essas ocorrências nos canais oficiais do órgão.
Segundo a Anvisa, só assim é possível tomar as medidas necessárias para garantir a segurança dos cosméticos disponíveis no mercado.
Entre os sinais de reações adversas que merecem atenção estão vermelhidão, coceira, ardência e descamação na área onde o produto foi aplicado.
Há ainda o risco de inchaço ou edema, além de erupções cutâneas, manchas e bolhas.
A Anvisa informa também que pode ocorrer sensibilidade extrema na região e que a pessoa pode apresentar tontura, falta de ar, náusea e outros sintomas que indicam uma reação alérgica generalizada.
O órgão orienta o consumidor a sempre conferir se o cosmético está devidamente regulamentado na agência, e respeitar as instruções de uso. Essa verificação pode ser feita no consultas.anvisa.gov.br.