Sete em cada 10 transações bancárias realizadas pelos brasileiros são feitas pelo celular.
É o que aponta a Febraban, que é a federação do setor.
De acordo com a entidade, consideradas também as transações realizadas por computador ou mensagens de texto, o percentual sobre para 8 em cada 10 transações.
Ou seja, presencialmente mesmo, ir ao banco para realizar uma transferência ou contratar empréstimo, por exemplo, é algo que ficou mais raro.
Os números da Febraban mostram que, em 2023, foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias nos smartphones dos clientes, um avanço de 22% na comparação com o ano anterior.
Quando a comparação é com 2019, o aumento é ainda mais significativo: o crescimento, no intervalo de 5 anos, foi de 251% no país.
O levantamento da Febraban mostra também que, de modo geral, os brasileiros estão utilizando cada vez mais os serviços bancários.
Entre 2022 e 2023 o crescimento foi de 19%, com um total recorde de 186 bilhões de transações bancárias realizadas por meio dos diversos canais de atendimento oferecidos pelos bancos, considerando tanto as agências físicas como os canais digitais e terminais de autoatendimento.