Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Confira o calendário de ações do MT Hemocentro para coletas de sangue neste mês

Retirada de sangue no Hemorio

Além das coletas regulares, serão promovidas ações itinerantes nos municípios de Cuiabá, Tapurah, Confresa e São Félix do Araguaia

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, promove ações em alusão à campanha do Junho Vermelho, em que é reforçada a conscientização e importância sobre a doação de sangue. A campanha ocorre em consonância ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho. 

Com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente, serão realizadas coletas itinerantes em Cuiabá, Tapurah, Confresa e São Félix do Araguaia, além das coletas regulares na sede do banco de sangue. 

A coordenadora administrativa do MT Hemocentro, Gessica Pessoas, lembra que a campanha Junho Vermelho é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue.

“Por meio da iniciativa, tentamos fortalecer e aumentar a cultura da doação de sangue, fazendo com que mais doadores se tornem regulares. As ações itinerantes têm como objetivo garantir a doação nos municípios que não possuem unidades de coleta, reforçando nossos estoques de sangue. A doação é simples, segura, leva apenas 60 minutos e pode salvar até quatro vidas”, destaca. 

As ações itinerantes são realizadas por meio dos programas “MT Hemocentro Itinerante” e “Ir Para Incluir” e contam com a colaboração de parceiros, ampliando o acesso e a adesão de doadores voluntários.

Confira abaixo a lista de locais e datas das ações do banco de sangue:

•    Município de Tapurah: 03 a 07 de junho (coleta externa);
•    Escoteiro Uniselva: 04 a 07 de junho (coleta interna);
•    Igreja Universal: 10 a 14 de junho (coleta interna);
•    Dia Mundial do Doador de Sangue: 14 de junho (coleta interna);
•    8ª Corrida Pela Vida: 15 de maio a 17 de junho (coleta interna);
•    Lavoro: 10 a 28 de junho (coleta interna);
•    MT Hemocentro: 15 de junho (coleta interna);
•    Município de Confresa: 17 a 21 de junho (projeto “Ir para Incluir”);
•    IFMT Cuiabá: 21 de junho (coleta externa);
•    8ª Corrida Pela Vida: 22 de junho (coleta interna);
•    Município de São Félix do Araguaia: 24 a 28 de junho (projeto “Ir para Incluir”);
•    Concessionária Rota D’Oeste: 26 a 28 de junho (coleta interna).

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.  

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Ana Lazarini e Arielly Barth | SES-MT

Sair da versão mobile