Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realiza 2º Encontro Geração Coop

0
82
Assessoria

A cooperativa Sicredi Ouro Verde MT realizará na próxima quinta-feira, 06 de junho, o 2º Encontro Geração Coop, com o objetivo de promover a intercooperação entre crianças e adolescentes associados das Cooperativas Escolares, para a formação de uma geração cooperativista. O encontro será realizado na Sede Administrativa da Cooperativa, em Lucas do Rio Verde, e a previsão é reunir cerca de 170 alunos de quatro cooperativas escolares (Coopereça, Coração Valente, Cecicoop e Olavocooper), além de estudantes egressos.

O evento será realizado durante todo o dia e a programação inclui jogos cooperativos e oficinas, divididas em temas como educação financeira, essência cooperativista, princípios do cooperativismo, criatividade e liderança e conteúdos vivenciados pelas cooperativas escolares.

Histórico e metodologia

O Programa Cooperativas Escolares foi implantado pelo Sicredi em 2010, na cidade de Nova Petrópolis (RS). Alia a crença da instituição financeira cooperativa no poder transformador da educação e do cooperativismo para construir uma sociedade mais próspera. Por meio dele, amplia as oportunidades de aprendizado de adolescentes e jovens, desenvolvendo atividades sociais e culturais que promovem os valores e princípios do cooperativismo. A Sicredi Ouro Verde MT mantém a sustentação do modelo cooperativista e entende que as crianças que passam por uma cooperativa escolar têm consciência da importância de uma cooperativa para a vida, para a comunidade. O evento é uma oportunidade para promover troca de experiências e conexão entre os associados para que tenham o sentimento de pertencimento a uma cooperativa.

A iniciativa estimula o desenvolvimento de dimensões como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. A participação ocorre por adesão livre e voluntária de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, sob a orientação de um professor da instituição de ensino parceira. A metodologia do Programa é embasada no pensamento de grandes educadores que visam a experiência como elemento central da aprendizagem. Por isso, a gamificação é a abordagem metodológica pela qual se estrutura o Programa, por meio do jogo Cooperlândia. Atualmente, as cooperativas escolares estão implantadas em quatro escolas de Lucas do Rio Verde: Cooperativa Escolar Coração Valente da Escola Municipal São Cristóvão, Cooperativa Escolar Coopereça da Escola Municipal Eça de Queirós, Cooperativa Escolar Cecicoop da Escola Municipal Cecília Meireles e Cooperativa Escolar Olavocooper da Escola Municipal Olavo Bilac.

Assessoria