Os residenciais Reserva Novo Mundo 1 e Novo Sol 2, localizados em Várzea Grande, foram concluídos antes do prazo previsto, o que irá agilizar a entrega da casa própria para 75 famílias. Esses empreendimentos fazem parte do programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e operacionalizado pela MT Participações e Projetos S/A (MT Par).
O programa oferece subsídios de até R$ 20 mil para a entrada do imóvel, através da modalidade Entrada Facilitada.
As obras do Novo Mundo 1 tinham previsão de término para janeiro de 2025, enquanto as do Novo Sol 2 estavam programadas para setembro deste ano. A agilidade na construção está associada tanto aos eficientes processos de operacionalização do programa quanto às tecnologias avançadas utilizadas, que garantem edificações de qualidade em um tempo reduzido. A data de entrega ainda será definida.
Virginia Mendes, primeira-dama de Mato Grosso, expressou otimismo com a entrega antecipada das residências e destacou a eficiência do programa. “Esta é uma notícia que chega em um momento muito oportuno. Quem espera por uma casa própria já passou por muita ansiedade e frustrações. Estou muito feliz com essa notícia, pois este também é meu sonho. Este resultado é fruto de um trabalho que valoriza a transparência e a eficiência, algo que o Governo do Estado tem exigido. Graças ao compromisso, as empresas contratadas têm cumprido suas etapas com responsabilidade”, afirmou.
Os residenciais são compostos por casas de aproximadamente 50 metros quadrados.
Ademar de Jesus, que trabalha como gari da Prefeitura de Várzea Grande, será um dos novos moradores do Residencial Reserva Novo Mundo 1. “Sem a ajuda do Governo nós não conseguiríamos ter esta casa. Combinando os benefícios do governo federal e o uso do FGTS, conseguimos ainda um abatimento nas parcelas, que ficaram em R$ 480”, declarou.
O programa
O Governo de Mato Grosso está com 15 residenciais, entre casas e apartamentos, disponíveis para aquisição em Cuiabá e Várzea Grande no Sistema de Habitação de Mato Grosso (Sihab-MT). O presidente da MT PAR, Wener Santos, explica que as unidades vão atender famílias que vivem de aluguel e que não conseguem financiar a casa porque não conseguem juntar os 20% do valor do imóvel, exigido pelos agentes financeiros como entrada.
“São pessoas que pagam com tranquilidade uma parcela justa, que normalmente equivale ao valor do aluguel, porém as demandas diárias da família inviabilidade poupar o suficiente para dar a entrada. E, agora, com o Estado em pujante crescimento, estamos enfrentando uma explosão imobiliária que aumenta o valor dos imóveis, dos aluguéis e torna ainda mais difícil aquisição de um imóvel pelas famílias com uma renda mais restrita”, contextualiza Santos.
Conforme o presidente, a redução de prazos de entrega não será uma exclusividade dos empreendimentos Reserva Novo Mundo e Novo Sol 2. “Nosso modelo de trabalho está alinhado com o que o governador Mauro Mendes espera de nossa equipe: eficiência, bom uso do dinheiro público e entrega de resultados à população”.
As pessoas interessadas em acessar os benefícios do programa podem acessar a página da MT PAR.