Em uma semana, Justiça do Trabalho homologou 30 mil acordos entre empregados e empregadores

0
161

Todo ano, a Justiça do Trabalho realiza a semana de conciliação.

E, durante o período, concentra esforços para fazer com que empregados e empregadores entrem em acordo que seja vantajoso para ambas as partes e não precisem seguir com o processo litigioso.

É a maneira mais rápida de encerrar disputas trabalhistas, que podem se arrastar por anos na Justiça do Trabalho, já que, anualmente, cerca de 3 milhões de novos processos são iniciados.

Neste ano, a semana da conciliação foi realizada entre os dias 20 e 24 de maio e, de acordo com balanço divulgado pelo Tribunal Superior do Trabalho, os acordos trabalhistas realizados somaram  R$ 1,7 bilhão.

Mais de 401 mil pessoas foram atendidas em 88 mil e 600 audiências. Cerca de 30 mil acordos foram homologados.

Ao todo, esses acordos renderam pouco mais de R$ 218 milhões em impostos recolhidos para a União.

O Tribunal Superior do Trabalho elaborou o ranking dos Tribunais Regionais do Trabalho que mais conciliaram nesta edição separando por porte e levou em consideração, de forma conjunta, o total de acordos, a quantidade de pessoas atendidas e o valor movimentado.

Entre os tribunais de grande porte, os campeões foram o da 15ª Região, em Campinas, no interior de São Paulo, o da 2ª Região, em São Paulo, e o TRT da 1ª Região, no Rio de Janeiro.,

Entre os de Médio Porte, destaque para os TRT da 9ª, 5ª e 6ª regiões, do Paraná, da Bahia e de Pernambuco, respectivamente.