Na última quinta-feira (06/06), o Sindicato Rural de Sorriso recebeu o segundo encontro da Comissão Famato Mulher, com o tema “Fortalecendo a presença da Família junto ao Sistema Sindical”. O evento é parte de um projeto realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), que pretende visitar até outubro deste ano as 10 regionais da Famato, incluindo Alta Floresta, Sorriso, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Confresa e Canarana.
O evento, que contou com o apoio do Instituto Farmun, Bayer e Sindicato Rural de Sorriso, teve como destaque a participação de mais de 80 mulheres envolvidas no setor agropecuário. A Famato Mulher, presidida pela produtora rural Luciana Tomain, foi criada em 2023 com o objetivo de fortalecer o setor produtivo por meio de ações representativas que alcançam tanto o público rural quanto o urbano. A missão inclui aumentar a visibilidade da atuação da mulher no campo, despertar o interesse de jovens e crianças pelo agro e promover atitudes educacionais, sustentáveis e sociais.
Além de mulheres de Sorriso, a iniciativa contou com a participação de mulheres vindas de Sinop, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Ipiranga do Norte.
Durante o evento, Luciana Tomain compartilhou sua história de vida, experiências na fazenda e seu relacionamento com a família, destacando que a criação da comissão é a realização de um sonho pessoal e familiar.
Luciana também explicou sobre o sistema sindical rural e o papel de representatividade da Famato, além de destacar as áreas de atuação do Senar-MT, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do Instituto AgriHub e dos Sindicatos Rurais.
O encontro contou com outras três palestras: “Instituto Farmun”, que abordou os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo instituto, apresentada pelo gestor de Projetos Pedro Júnior; “Conexão Mulheres no Agro”, ministrada pela engenheira agrônoma Laura Feuser Acco, da RTV Bayer Crop, que discutiu a importância da conexão e da participação feminina no agronegócio; e “Como se Filiar à Famato Mulher”, apresentada pela assessora da comissão, Marina Hinobo, que detalhou os procedimentos e benefícios de se filiar à Famato Mulher.
Entre os participantes estavam o gerente sindical Farid Tenório, que representou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, assim como os presidentes de sindicatos Marcelo Lupatini (Lucas do Rio Verde), Melquiades de Bastiani (Nova Ubiratã) e Karine Souza (Ipiranga do Norte).
As mulheres ainda puderam participar de dinâmicas, sorteios e interação. O formato adotado pela comissão proporcionou um espaço para troca de conhecimentos, networking e apoio mútuo, além de inspirar novas gerações a se envolverem no agronegócio.
“A presença feminina no agro é essencial para a diversidade e inovação no setor. A Famato Mulher está comprometida em engajar mulheres e aproximar as famílias do sistema sindical, fortalecendo a representatividade e a união no campo. Através de encontros, palestras e ações educativas, a comissão busca criar um ambiente mais inclusivo e sustentável, onde todos os membros da família possam contribuir e se beneficiar do desenvolvimento do setor agropecuário”, disse a produtora rural Luciana Tomain.
A Comissão Famato Mulher segue com seu calendário de eventos, buscando cumprir sua missão de apoiar e representar as mulheres e as famílias do agronegócio mato-grossense, promovendo ações que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a inclusão social no campo.
Fonte: ASCOM Famato