O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) promove, entre os dias 10 e 14 de junho, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma semana de curso sobre avanços da defesa sanitária vegetal no setor agrícola.
O evento reúne especialistas e profissionais da área para uma série de palestras, debates e estudos de caso no Auditório do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. As atividades ocorrem das 7h às 17h30.
Nessa segunda-feira (10), os participantes contaram com a palestra “Critérios para Revisão da Lista de Pragas Quarentenárias Presentes”, de Ricardo Hilman, coordenador-geral de Proteção de Plantas do Mapa. Ele também abordou o “Programa Nacional de Prevenção e Controle da Praga Quarentenária Amaranthus palmeri” e o “Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja”.
Após o almoço, a programação continuou com a palestra “Auditoria e Fiscalização no Sistema Nacional de Sementes e Mudas – SNSM”, ministrada por Bruno Magalhaes Roncisvale. Elyson Santos Amaral apresentou sobre “Atualização das Normas de Produção, Comercialização e Utilização de Mudas”, e Pâmela Vitorassi Fabri finalizou com “Processos de Produção de Sementes”.
Nesta terça-feira (11), Edney Leandro da Vitória abriu o dia com uma palestra sobre “Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos e Segurança Operacional com Aeronaves Remotamente Pilotadas”. Já Ana Paula Vicenzi apresentou o “Panorama e Direcionamento para Execução do Programa de Gestão de Agrotóxicos e Afins”, seguida de um debate interativo com o público.
No período da tarde Juliana do Amaral Moreira Conforti Vaz encerrou a programação com a palestra “Educação Sanitária como Estratégia na Defesa Agropecuária”.
Na quarta-feira (12), a agenda começa com Márcia Martins discutindo “Ações de Prevenção e Controle de Pragas Quarentenárias”. À tarde, Rogaciano Arruda e João Batista falam sobre “Ações de Prevenção e Controle de Pragas de Importância Econômica”, seguidos por Silvânia Ferreira de Almeida que abordará “Patologia de Sementes e Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja”.
A programação segue na quinta-feira (13) com Elusa Pinheiro Claros e Antonio Marcos Rodrigues, que abordam a amostragem e avaliação dos resultados dos boletins oficiais de análise de sementes. Grace Meire Batista orienta sobre a inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) e o registro no Indea como comerciante de sementes ou mudas. Edson Francisco da Cunha Ramos discute procedimentos durante fiscalizações de comércio e uso de sementes e mudas.
À tarde, a Mesa Redonda I, moderada por Edson Cunha, traz estudos de caso de ações fiscalizatórias de sementes e mudas, seguidos por uma palestra de Daniel de Oliveira Souza Lima sobre fiscalização de sementes em Primavera do Leste. Ana Paula Vicenzi modera a Mesa Redonda II sobre ações fiscalizatórias nacionais, e Simone Cleonice Colombo apresenta a Operação Pantanal, que é resultado das ações fiscalizatórias do Indea. Rodrigo Vicenzi encerra com a questão da mortandade de abelhas devido ao uso indevido de agrotóxicos.
O último dia de evento, sexta-feira (14), conta com palestra de Isabela Thommen, representante da Comissão de Ética do Indea, sobre “Gestão da Ética no Serviço Público”.
O evento se encerra com a palestra de Afro Stefanini, que apresenta sobre “O Despertar do Propósito Profissional Muito Além da Função”, seguido de um debate interativo com os participantes e o fechamento das atividades do treinamento de defesa sanitária vegetal.
*Com supervisão de Luciana Cury