A Interpol – rede internacional de polícias – será comandada pela primeira vez por um brasileiro.
O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito pelo Comitê Executivo da Interpol para chefiar a organização internacional de polícia criminal.
A indicação do Comitê deve ser ratificada pela Assembleia Geral da organização em novembro.
Em 100 anos de existência, a Interpol só foi comandada, até agora, por homens de cinco países, quatro da Europa e os Estados Unidos.
A Interpol é uma das maiores organizações internacionais do mundo e busca a cooperação policial para a resolução de crimes transnacionais. A organização conta, atualmente, com 195 países membros.
A lista pública da Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal tem, hoje, pouco mais de 6 mil e 700 procurados.
Quase 90 são brasileiros que estão foragidos e, como estão na lista da Interpol, podem ser presos em qualquer um dos países que fazem parte da Interpol.
Entre os brasileiros listados, ao menos 57 são procurados por crimes que cometeram no Brasil; os demais, por crimes cometidos em outras nações.
No site da Interpol, há um perfil de cada um dos criminosos procurados internacionalmente, com nome completo, data e local de nascimento, e o crime cometido.