Notícias geradas por inteligência artificial causam preocupação geral no mundo.
É o que aponta o relatório anual Digital News Report.
O levantamento é realizado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo. Ele toma como base pesquisas feitas com a participação de quase mil pessoas em 47 países.
A conclusão é que os consumidores demonstraram desconfiança com o uso de inteligência artificial para criar conteúdos de notícias em especial para assuntos delicados, como política, por exemplo.
52% dos entrevistados nos Estados Unidos afirmaram não se sentir à vontade com informações produzidas com o uso dessa tecnologia.
No Reino Unido esse índice é de 63%. E 59% dos participantes relataram o receio de geração de conteúdo falso.
Ainda de acordo com o relatório, os entrevistados afirmaram se sentir mais confortáveis com a utilização da inteligência artificial para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente.
O levantamento aponta que um desafio das empresas jornalísticas é a relutância do público em pagar assinaturas dos sites.