Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Lucas do Rio Verde ganha primeiro CAPS Infantojuvenil

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Lucas do Rio Verde recebeu na manhã desta sexta-feira (28), a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps IJ, que oferecerá atendimento para crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, com transtornos mentais graves ou persistentes, decorrentes ou não do uso de substâncias.

O CAPS IJ oferecerá atendimento integral e humanizado em saúde mental, às segundas das 7h às 11h, e de terça a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 17h.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

A equipe técnica conta com 16 profissionais entre psicólogos, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, técnico de enfermagem, artesão, professor de dança e teatro, além de médico clínico, psiquiatra e neuropediatra.

“Eu sou tão feliz por ter diagnosticado o meu filho aqui em Lucas do Rio Verde, por uma equipe acolhedora e que me tratou com tanto carinho. Era muito difícil para mim, porque eu não sabia o que meu filho tinha, ele não falava, não brincava, e hoje nós somos atendidos no CAPS, ele conversa, brinca e interage com as outras crianças, tudo isso graças a essa equipe maravilhosa”, comemora Márcia Pereira da Silva, mãe do Kaiky, de 5 anos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

O espaço foi readequado e reestruturado, e contou com a confecção de móveis planejados. O valor do investimento é de R$ 92.774,61. A estimativa é que a unidade do CAPS IJ atenda uma população anual de aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes luverdenses.

“O município despunha de um local que adultos e crianças eram atendidos no mesmo espaço, e agora, ter um espaço para cada uma das faixas etárias é muito importante. Com saúde mental não se brinca e, com certeza, precisa de todo investimento, principalmente nos nossos dias atuais, é mais um equipamento público para a comunidade e com uma equipe especializada para atender a todos”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz. 

O serviço tem características próprias para reabilitação psicossocial, com assistência multiprofissional, ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades socioculturais e esportivas dentro e fora da unidade e em articulação com a rede municipal. 

“É um avanço em nossa rede psicossocial, eu me lembro de 2021, que iniciamos o trabalho, um dos pontos do plano de governo era o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e nós trabalhamos incansavelmente para conseguirmos ter lugares próprios para o CAPS Adulto e Infantojuvenil e nós conseguimos dividir os serviços, contratar profissionais. Essa é uma rede que estava fragilizada e com todo o nosso empenho e dessa gestão, nós conseguimos dar um grande passo para melhorar a oferta dos serviços”, explica a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

A unidade conta com espaço físico para atendimentos individuais e de grupos, com uma área aberta para realização de atividades diversas compatíveis com o cuidado em saúde mental, além de uma ambiência terapêutica e acolhedora para o público infantojuvenil. 

Sair da versão mobile