Praticamente seis em cada 10 consumidores brasileiros devem comprar presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho.
Segundo pesquisa da CNDL, entidade que reúne os lojistas, em parceria com o SPC Brasil, a data deve levar cerca de 96 milhões de pessoas às compras no país, cerca de 3 milhões e 800 mil pessoas a menos do que o esperado para a data no ano passado.
Mesmo com a queda em relação a 2023, a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente R$ 22 bilhões, 810 milhões de reais no varejo e em serviços.
Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes.
Ainda de acordo com o levantamento, os presenteados serão, em sua maioria, o esposo ou a esposa; só cerca de 4 em cada 10 presentes serão para namorados ou namoradas.
A maioria pretende pagar o presente à vista; apenas 33% vão parcelar a compra.
Os presentes mais procurados devem ser, nesta ordem, roupas, perfumes, cosméticos e maquiagem, lingeries e peças íntimas, calçados e um tratamento estético.
Já o local preferido para comemorar a data é a própria casa; 29%, no entanto, pretendem ir a um restaurante.
Entre os que não vão comprar presentes, pouco mais da metade, 53%, é porque têm um companheiro ou companheira, 13% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro para gastar no Dia dos Namorados.