A programação conta com atividades gratuitas, que são realizadas no jardim do espaço cultural aos finais de semana
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu de História Natural de Mato Grosso realiza neste mês a 1ª Feira Sustentável e outras atividades de educação ambiental. A programação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição para participar das oficinas.
A 1ª Feira Sustentável do Museu será neste domingo (09.06), das 8h às 12h. A proposta é promover um ambiente de estímulo ao consumo consciente e a redução do desperdício no dia-a-dia. Durante o evento, o local terá produtos para troca ou venda (roupas, sapatos, acessórios, utensílios domésticos ou de escritório e artesanato, entre outros), além de alimentos para ser consumidos no local.
Sobre as oficinas que são realizadas aos finais de semana, a programação inclui atividades de reciclagem, desenho e pintura.
Neste sábado (08.06), haverá a oficina de criação de cadernos de papel reciclado. No dia 15 de junho será uma atividade de pintura e desenhos de aves do Pantanal. Também haverá prática de ioga e oficina de cianotipia (técnica de impressão fotográfica em tom de azul), no dia 22 de junho. Para o último sábado do mês, dia 29 de junho, ficou reservada a oficina de isogravura, que utiliza placa de isopor para criar carimbos em papel.
As atividades do mês incluem bate-papo sobre ações sustentáveis na rotina, plantio de mudas, mediação pelas trilhas do Museu, debate sobre a conservação do Rio Cuiabá e a importância da sua preservação. A programação completa pode ser acessada no Instagram do Museu de História Natural de Mato Grosso.
A participação nas oficinas é gratuita, mas é preciso fazer inscrições para participar. As vagas são disponibilizadas sempre às 17h das quartas-feiras que antecedem as atividades. As inscrições são feitas pela internet, acessando este link.
Além de oficinas e atividades na área externa, o Museu de História Natural de Mato Grosso possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e apresentação da história da Casa Dom Aquino.
Com uma extensa área verde, o espaço cultural também oferece como atrações duas réplicas de dinossauro em tamanho real, trilha sensorial, trilha até o rio Cuiabá e visita ao lago do Homem Holoceno (que recria cenas do cotidiano dos povos pré-históricos).
Divulgação
Museu
O Museu é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).
Serviço
Museu de História Natural oferece atividades no mês do Meio Ambiente
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 8h às 18h.
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia); entrada gratuita aos domingos e feriados.
Acesso à área verde, parquinho, café e atrações do jardim: gratuito.
Inscrições para oficinas: https://linktr.ee/mhnmt
Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt
Graciele Leite | Secel-MT / Foto : João Felipe