Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Piora a confiança da indústria na economia brasileira

Piorou a confiança da indústria na economia brasileira.

O índice medido pela Confederação Nacional do setor caiu para 51,4 neste mês de junho, quase um ponto a menos do que os 52,2 pontos registrados em março.

O indicador é medido em uma escala de zero a 100, sendo que abaixo de 50 o resultado é negativo.

Ou seja, apesar do recuo, o indicador continua acima da linha divisória que separa o otimismo do pessimismo – mas se mantém abaixo da média histórica de 54 pontos.

Ao longo do semestre, o indicador vem registrando oscilações, mas em nenhum dos meses até aqui ficou abaixo da linha que separa a confiança da falta de confiança.

O ICEI, como é chamado o índice, é formado por dois componentes, um reflete a percepção do empresário com as condições atuais e o outro reflete as expectativas futuras, para os próximos seis meses.

Na passagem de maio para junho, o índice de condições atuais caiu de 47 para 46,2 pontos, mostrando uma visão mais negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas na comparação com os últimos seis meses.

O índice de expectativas, por sua vez, foi de 54,8 para 54 pontos, o que é avaliado como um otimismo mais moderado em relação à economia e às empresas para os próximos meses.

Sair da versão mobile