Brasil não pode ter novos cursos de graduação a distância até março de 2025.
O Ministério da Educação decidiu suspendeu a autorização para a criação de novos cursos EaD, como são conhecidos, como parte do processo de revisão do marco regulatório da educação a distância.
O MEC diz que vai debater o tema com gestores, especialistas, conselhos federais e representantes para elaborar novas diretrizes que garantam a qualidade desse tipo de ensino.
Além de não poder ofertar novos cursos nessa modalidade, as instituições de ensino também estão impedidas de ampliar o número de vagas para os que já existem.
Os cursos de educação a distância ganharam força durante a pandemia de covid-19. Nele, , alunos e professores ficam separados, em lugares e até mesmo tempo diferentes, no caso de cursos em que os conteúdos são gravados.
No Brasil, o EaD pode ser usado na educação de jovens e adultos, na educação profissional técnica de nível médio e na educação superior. educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.
A modalidade é regulada por uma legislação específica.
Em 2022, para se ter uma ideia, a modalidade alcançou a marca histórica de 3 milhões de novos alunos – praticamente o dobro dos cerca de 1 milhão e 600 mil alunos ingressantes em cursos presenciais.