Quem visitar a região sul de Mato Grosso já pode ver o andamento acelerado das obras de implantação da Ferrovia Estadual Emílio Vicente Vuolo. Seis importantes construções de viadutos e passagens inferiores foram concluídas pela Rumo Logística. Ao todo serão pouco mais de 740 quilômetros de ferrovia, saindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, bem como um ramal até Cuiabá, com recursos 100% privados.
As construções finalizadas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores que são chamadas de Obras de Artes Especiais (OAE), previstas nos primeiros 200 quilômetros de implantação do projeto. A obra concluída que pode ser mais facilmente visualizada pela população é o viaduto sobre a BR-163/364, localizado nas proximidades do distrito de Boa Vista (município de Rondonópolis), onde foram lançadas 10 vigas gigantes, com 30 metros de comprimento e peso aproximado de 100 toneladas (cada).
Com extensão de 160 metros também transpõe o Rio Tugore que define o limítrofe entre os municípios de Rondonópolis e Juscimeira. Foram usados mais de 2.500 metros cúbicos de concreto e quase 300 toneladas de aço.
Também está 100% executada a passagem rodoviária na MT-237, localizada no Distrito de Santa Elvira (Juscimeira) que tem 23 metros de extensão. Para a construção foram usados quase 500 metros cúbicos de concreto, 70 toneladas de aço, além de atividades de terraplenagem.
E o viaduto da MT-480 (em Juscimeira) também está com status concluído. Com extensão de 23 metros foram precisos aproximadamente 450 metros cúbicos de concreto e usadas 58 mil toneladas de aço. E terraplanagem de 52 mil metros cúbicos.
Já foram finalizadas também duas passagens inferiores, uma na MT-270 e outra na MT-469. Uma passagem superior sobre a MT-373. Todas concluídas entre abril e junho deste ano.
Em andamento
Atualmente cerca de 100 frentes de trabalho estão em andamento na implantação da Ferrovia Estadual, sob responsabilidade de aproximadamente 30 empresas contratadas que juntas empregam aproximadamente 4 mil trabalhadores. Ainda estão em construção viadutos e passagens inferiores em outras localidades diferentes.
Devem ser entregues ainda este ano a ponte sobre o Rio Areal, um viaduto sobre a BR-163/364 e uma passagem inferior ao km 28 da rodovia federal, com prazo para conclusão até o final de 2024. Além das obras entregues e em andamento, está no projeto a estimativa de iniciar 10 Obras de Arte Especiais ainda este ano, com previsão de finalização em 2025.
O gerente executivo de Projetos da Rumo Logística, Harley Silva, reforça que a implantação da ferrovia está a todo vapor e que as entregas das OAE`s evitam o tráfego de veículos das obras pelas rodovias trazendo mais segurança para população e para os usuários.
A construção prevê a implantação de infraestrutura para a colocação de aproximadamente 200 km de trilhos, de Rondonópolis até os municípios localizados na região da BR-070, além de um terminal de cargas. “Neste trecho, especificamente, a previsão de investimento gira em torno de R$4,5 bilhões, com 5 mil novos postos de trabalho no pico de execução das obras”, pontuou.
Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Rumo Logística