Seis em cada dez crianças menores de cinco ano no mundo sofrem violência em casa como parte de sua criação.
De acordo com o Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, são cerca de 400 milhões de crianças que, rotineiramente, são agredidas física ou psicologicamente por pai, mãe ou pessoa responsável por sua criação.
O Unicef estima que, entre elas, ao menos 330 milhões sejam punidas com castigos físicos regularmente.
Segundo o Fundo, em todo o mundo, pelo menos uma em cada quatro mães e cuidadores principais acredita que os métodos disciplinares violentos são necessários para criar e educar as crianças adequadamente.
Ao comentar os números, a diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, lembrou que as crianças são submetidas a abusos físicos ou verbais em casa são mais propensas a ter problemas de autoestima e desenvolvimento.
Já a criação carinhosa, sem uso de violência, segundo ela, pode trazer alegria e também ajudar as crianças a se sentirem seguras e desenvolverem habilidades necessárias para uma vida adulta saudável.
Ainda de acordo com estimativas do Unicef, cerca de uma em cada cinco crianças de dois a quatro anos não brinca com seus cuidadores em casa, e aproximadamente uma em cada oito menores de cinco anos não tem brinquedos ou outros objetos para uso em brincadeiras em casa.
Para garantir que todas as crianças cresçam se sentindo seguras e amadas, o Unicef pede aos governos que fortaleçam os esforços e investimentos no fortalecimento de políticas contra todas as formas de violência contra crianças em casa; no apoio à parentalidade e na aprendizagem lúdica.