Temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país em julho

0
49

O mês de julho já começou e o sétimo mês do ano deve ser marcado por temperaturas acima da média em grande parte do país.

Pelo menos essa é a previsão do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.

Em pleno inverno, as temperaturas médias mais altas devem ser registradas na região centro-norte, do país, ali na fronteira entre Pará, Mato Grosso e Tocantins.

Nesse pedaço do Brasil, o Inmet prevê a ocorrência de alguns dias de calor intenso, com temperaturas médias acima dos 26ºC

Já em áreas pontuais do norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média, variando entre 20ºC e 22ºC.

Já na Região Sul, são previstos valores acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina; no Rio Grande do Sul, as temperaturas devem permanecer próximas ou até um pouco abaixo da média.

Frio mais constante e intenso deve ser registrado apenas nas áreas de maior altitude do Sul e Sudeste, as áreas serranas, com temperaturas médicas próximas ou inferiores a 14ºC – com possibilidade de geadas, inclusive, em muitos momentos ao longo do mês.

Em relação às chuvas, o Inmet diz que elas devem cair acima da média, em julho, na faixa norte da Região Norte e em áreas pontuais da faixa litorânea das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média para o período.

Em do tempo mais seco, inclusive, característico dessa época do ano, o Inmet alerta para a possibilidade de aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.