Ícone do site Hora 1 MT Notícias

USP não é mais a melhor universidade da América Latina; título agora petence à Universidade de Buenos Aires

A Universidade de São Paulo não é mais a melhor instituição de ensino superior da América Latina.

A USP perdeu o posto para a Universidade de Buenos Aires, da Argentina. A terceira melhor do nosso continente é a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Essas três são as mais bem colocadas da América Latina no ranking geral a QS, especialista global em educação superior. Elas aparecem, respectivamente, nas posições de número 71, 92 e 93.

Ao todo, o ranking mundial de universidades deste ano apresenta 1.500 de todo o mundo.  Os Estados Unidos são o país mais representantes, têm197 instituições listadas; na sequência, aparecem o Reino Unido, com 90, e a China, com 71.

Pelo 13º ano seguido, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, dos Estados Unidos, aparece no topo da lista, como melhor universidade do mudo. O Imperial College London ocupa o segundo lugar; as universidades de Oxford e de Harvard permanecem em 3º e 4º lugar, respectivamente, e a Universidade de Cambridge fecha o top-5.

Além da USP, na posição de número 92, outras 34 universidades brasileiras são listadas; três, inclusive, aparecem entre as 500 melhores do mundo: Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, na posição de número 232, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no lugar de número 304 e a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, a Unesp, na posição de número 489.

Para classificar as universidades, o grupo de analistas globais de ensino superior leva em conta itens como a reputação acadêmica – que é o que tem o maior peso na avaliação -, reputação entre os empregadores e quantidade de citações por artigo científico, por exemplo.

Sair da versão mobile