Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Volume de serviços cresceu no Brasil na passagem de março para abril

O volume de serviços cresceu no Brasil na passagem de março para abril.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o avanço foi de 0,5%.

Foi o segundo mês seguido de variação no campo positivo, período em que acumulou crescimento de 1,2%.

Ainda de acordo com o IBGE, o setor de serviços no Brasil opera 12,9% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020, mas 0,7% abaixo do ápice da série histórica.

Em abril, o volume de três das cinco atividades consideradas na pesquisa cresceu, com destaque para a alta de 1,7% dos transportes. Dentro do grupo, a maior influência foi de transportes aéreos – houve queda dos preços das passagens aéreas em abril e, consequentemente, o serviço foi mais demandado.

Outra atividade com importante influência no crescimento de 0,5% do setor em abril foi ‘outros serviços’. Nesse caso, o destaque é para o grupo de atividades de serviços financeiros e auxiliares, sendo, inclusive, a segunda maior influência positiva em toda a pesquisa.

A terceira atividade que registrou alta foi informação e comunicação.

Já os setores que registraram menos volume de serviços entre o terceiro e o quarto mês do ano foram o de serviços prestados às famílias e de serviços profissionais, administrativos e complementares.

Ainda de acordo com o IBGE, a análise regional mostra que 20 das 27 Unidades da Federação tiveram alta no volume de serviços no comparativo mensal.  Os impactos positivos mais importantes vieram de São Paulo, Minas, Bahia e DF.

Em contrapartida, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná foram as principais influências negativas.

Sair da versão mobile