Uma reunião no colégio de líderes da Assembleia Legislativa na manhã de quarta-feira (3) selou o acordo para antecipar a eleição da Mesa Diretora de setembro para a primeira semana de agosto.
A próxima Mesa vai comandar o Legislativo estadual no biênio 2025/2026.
A oficialização será feita por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta os cargos da Mesa Diretora de sete para 10 cargos.
O texto será votado na próxima quarta-feira (10), última sessão antes dos parlamentares entrarem em recesso. Como de costume deverá ser apresentada uma chapa única, que terá como presidente o deputado Max Russi (PSB), como vice Júlio Campos (União) e Janaina Riva (MDB) no cargo de primeira-secretária.
A definição pelos principais cargos se deu em um jantar na semana passada, a portas fechadas, com um grupo de 15 dos 24 deputados.
Os demais cargos deverão ser articulados no fim do mês de julho, pouco antes de terminar o recesso parlamentar.
A antecipação da eleição também dará mais autonomia para que os parlamentares atuem na campanha das eleições municipais deste ano.
10 cargos na Mesa Diretora
A PEC que propõe o aumento de sete para 10 os cargos na Mesa Diretora também já tem acordo para a aprovação.
Quando aprovada, o comando do Legislativo será composto por presidente, primeiro, segundo e terceiro Vice-Presidentes, um primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto secretários.