Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Anvisa alerta: fosfoetanolamina não está associada à cura do câncer; substância não é autorizada no Brasil

Não acredite em todas as informações que você vê nas redes sociais. Aliás, é melhor desconfiar da maioria delas, especialmente as que prometem muitas vantagens e benefícios, seja na área que for.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária detectou propagandas divulgadas em redes sociais que associam a substância fosfoetanolamina à cura do câncer.

De acordo com a Anvisa, no entanto, essa informação é inverídica. Não há estudos que comprovem a eficácia da fosfoetanolamina no combate ao câncer ou a qualquer outra doença.

Em nota com tom de alerta à população, a agência afirma que as propagandas com esse tipo de conteúdo são “irregulares e enganosas” e ressalta que a substância não possui autorização ou registro para uso como suplemento alimentar ou medicamento no Brasil.

Em trecho da nota, a Anvisa lembra que utilizar produtos não registrados pelo órgão para o tratamento do câncer é extremamente arriscado, já que esses produtos podem interferir negativamente nos tratamentos convencionais e também apresentam riscos de contaminação.

A orientação é que os pacientes não abandonem tratamentos médicos estabelecidos para utilizar terapias não autorizadas e de eficácia desconhecida, como é o caso da fosfoetanolamina.

Sair da versão mobile