CDL Lucas do Rio Verde completa 17 anos de serviços prestados aos comerciantes e comunidade luverdense

0
146
Foto: Rodrigo Mateus | Hora1MT

Na noite desta sexta-feira (26) a CDL de Lucas do Rio Verde (Câmara de Dirigentes Lojistas), comemorou o seu 17º aniversário, em meio a diretores, colaboradores, convidados e imprensa, em recepção que aconteceu no restaurante Villa Verde. Petronílio de Souza, presidente do CDL Lucas, ressalta a importância e a representatividade da instituição no município.

“Então, é um momento especial para nós, da diretoria, para os colaboradores, e poder nesse dia reunir aqui para confraternizar. Na verdade são 17 anos já da entidade no nosso município, e a entidade vem a cada dia crescendo e contribuindo cada dia mais com o empresário, com o próprio município, com a sociedade louverdense, e a diretoria entendeu que deveríamos fazer uma confraternização”, disse Petronílio, que ainda fez uma retrospectiva, elencando alguns fatos importantes na história da CDL.

“Então, a CDL é essa diretoria atual, com exceção de alguns que já foi mudado, mas a grande maioria, nós já estamos há 7 anos nessa diretoria, eu como presidente, e nós pegamos uma entidade ainda bem pequena, com cento e poucos sócios, hoje nós estamos com 700 sócios, e passamos um momento não tão fácil como a pandemia, numa época que a gente teve que defender o comércio, porque o que se entendia na época era que teria que fechar o comércio, e nós tivemos uma luta árdua para colocar na cabeça das pessoas que precisaríamos cuidar, mas também precisaríamos trabalhar, e na época o que se falava muito é que tinha que ter respirador para as pessoas sobreviver, fizemos uma campanha e a sociedade abraçou, naquela época nós conseguimos mais de meio milhão de reais para comprar respirador e outras coisas, e a CDL foi assim, no meio da sociedade luverdense, foi crescendo, e hoje é uma entidade que realmente tem a sua representatividade na sociedade, participamos de diversos conselhos municipais, participamos da diretoria estadual, e no dia a dia da entidade nós temos encontros com a sociedade, com os associados, até não associados, reconhecem que a nossa entidade hoje não é um CDPJ, é uma entidade que tem sua sede própria, que tem espaço para alugar, para ceder, para servir a sociedade, temos investido muito em cursos, treinamento, palestras, campanhas, então tudo aquilo que é papel da entidade, a diretoria vem fazendo juntamente com os colaboradores, e eu acho que é um momento especial para nós, passamos por tudo isso e estamos aqui para comemorar”.

E nesta recepção de comemoração aos 17 anos da entidade, esteve presente o presidente da FCDL, David Pintor, que falou sobre a CDL de Lucas, que mesmo sendo uma das mais novas do Estado, tem papel de relevância e representatividade no comércio matogrossense.

“Pois é, o nosso movimento é um movimento que está constituído no Estado do Mato Grosso há mais de 50 anos, porque nós já temos inclusive CDL por mais de 50 anos, a nossa federação tem 40 anos, e ao longo desse processo nós constituímos mais de 60 CDLs no Estado do Mato Grosso. E Lucas do Rio Verde é uma dessas CDLs um pouco mais novas em relação a 50 anos, mas é uma entidade de extrema importância para o tamanho do movimento que é o nosso sistema dentro do nosso Estado e também para o nosso país. Hoje, a CDL de Lucas do Rio Verde, ela é referência nacional, ela é uma das entidades que participa de grandes pautas de importância que traz impacto para o comércio, tanto aqui de Lucas como também do nosso Estado. Tanto que hoje o presidente aqui da CDL de Lucas, ele é vice-presidente da nossa federação. Então, aí mostra a força que nós temos aí de uma entidade tão importante para esse município como também para o Estado do Mato Grosso”, disse Pintor.

Por fim, Petronílio fala sobre uma das grandes conquista da CDL, que era um sonho dos associados, que é a sede própria. “A sede própria na verdade a gente considera um milagre até, porque era um sonho desde os primeiros presidentes, e nós fomos atrás desse sonho, e conseguimos um espaço na época, juntamente com a prefeitura, e fizemos um projeto ambicioso na época, e aí veio a pandemia e nós não baixamos a cabeça e construímos. Hoje nós temos uma sede própria com toda a infraestrutura que atende já os nossos associados, a sociedade também participa, envolve, está ali à disposição de todo o cidadão luverdense, eu acho que é um grande marco nessa nossa administração, além do grande crescimento de associados, essa sede própria é um marco da nossa administração, que essa diretoria pegou junto dos nossos colaboradores, e realmente eu acho que hoje é uma noite que merece ser comemorada, até porque sobrevivemos a pandemia e todos esses momentos que não foram fáceis, estamos todos bem, e o que é mais importante, sempre deixar claro que a diretoria é voluntária, e nós abraçamos mesmo, porque senão não funciona, e muitas vezes colocamos o nosso veículo à disposição da entidade, nosso tempo, e eu acho que é isso aí que tem feito com que a CDL se tornou um destaque, tivemos recentemente no nosso workshop a presença do nosso governador, que é o vice, mas estava no mandato de governador, e isso mostra que a nossa entidade tem alcançado a consideração das pessoas, que vê que realmente é um trabalho sério”.