CORREIÇÃO | Produtividade e cooperação são os destaques do Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde

0
89
ASSESSORIA

A harmonia entre as equipes e a sinergia dos números das duas varas de Lucas do Rio Verde chamaram a atenção da presidente e corregedora do TRT de Mato Grosso, desembargadora Adenir Carruesco. As unidades passaram por correição ordinária, encerrada semana passada.

O Fórum Trabalhista de Lucas é campeão em economia de energia no estado. As instalações são referências quando o assunto é sustentabilidade em âmbito regional e nacional. O prédio foi o primeiro da Justiça do Trabalho no Brasil a receber o selo A do Inmetro de eficiência energética.

A produtividade dos magistrados titulares das duas unidades também foram destaque na correição. Ambos realizaram 1.866 audiências e proferiram 1.664 soluções de processos em 2023. As duas unidades movimentaram aproximadamente R$ 34 milhões, número que inclui as participações nas três semanas nacionais de conciliação realizadas no ano.

Metas CNJ

Tanto a 1ª quanto a 2ª varas de Lucas do Rio Verde cumpriram as metas 2 e 5 do CNJ. Tanto a 1ª quanto a 2ª varas de Lucas do Rio Verde cumpriram as metas 2 e 5 do CNJ. O local possui especificidades, como apontado durante a correição, como às dificuldades para realização de acordos e a complexidades de muitos processos, que envolvem a realização de perícias. “As duas varas têm números muito parecidos e satisfatórios, especialmente em relação ao grande volume processual de Lucas do Rio Verde. Destaco ainda a harmonia entre as equipes, compostas por magistrados e servidores comprometidos. Há ainda a questão da sustentabilidade, algo inerente à atmosfera local e que muito nos orgulha”, afirmou a corregedora.


Para o juiz titular da 1ª Vara de Lucas, André Simionato, a correição é um momento importante e ajuda a impulsionar o trabalho da unidade. “É uma experiência excelente esse contato direto e humano. Os apontamentos foram realizados para melhora da unidade, assim como os elogios, dos quais muito agradeço e repasso também a minha equipe, fundamental para o alcance dos resultados”.

Já a titular da 2ª Vara, Helaine de Queiroz, destacou que o procedimento foi uma reenergização de todos. “A gente se sente visto, acolhido e vê que o trabalho desenvolvido está valendo à pena. Claro que tudo só é possível pelo esforço de cada um dos nossos servidores, tanto os que atuam presencialmente, quanto aqueles que estão no teletrabalho”.

Na pesquisa interna de satisfação, realizada anualmente junto aos servidores de todo o Tribunal, os servidores da 1ª Vara de Lucas indicaram, em uma escala de 0 a 5, nota de 4,6. Entre os itens mais bem avaliados estão as relações socioprofissionais (4,65) e a valorização das pessoas (4,53). Na 2ª Vara, a nota da pesquisa de satisfação foi de 4,71, com o teletrabalho (4,70) e as relações socioprofissionais (4,64) em destaque. No Foro, a pesquisa atingiu a nota de 4,5, com destaque também para as relações socioprofissionais (4,65).

A capacitação de servidores é mais um dado importante das equipes que tiveram conjuntamente, em 2023,  1.460 horas dedicadas à qualificação.

(Fabyola Coutinho)