Fiscalização na BR-163/364 aponta que 53% dos veículos abordados apresentam problemas nos freios

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Assessoria

Mais da metade dos veículos de carga fiscalizados na BR-163/364, em Mato Grosso, apresentou algum tipo de problema no sistema de freios e foi impedida pela Polícia Rodoviária federal (PRF) de seguir viagem até o saneamento da avaria. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2024, quando a operação ‘Pare pela Vida’ abordou 1.700 carretas e caminhões em 47 ações realizadas na região de Rondonópolis e no trecho que antecede a Serra de São Vicente (BR-163/364). Destes, 901 tiveram que passar por um mecânico ainda no pátio.

O programa ‘Pare pela Vida’ é realizado pela PRF e Nova Rota do Oeste com foco na conscientização dos motoristas sobre a importância dos freios para a segurança viária e lembrar sobre os riscos de trafegar com veículos sem manutenção. O diretor de Operações e TI da Nova Rota, Wilson Ferreira, pontua que a iniciativa ocorre de forma sistemática em pontos estratégicos da rodovia, por meio de uma abordagem humanizada, que vem para conscientizar o motorista e, consequentemente, reduzir o número de acidentes. Desde 2023, quando as ações foram intensificadas, somente na Serra de São Vicente a queda no número de ocorrências foi de 19%.

“O interesse do Pare pela Vida é mostrar ao motorista que é a vida, de e dos outros, que está em risco. Não temos interesse nenhum em prejudicar ou lesar o motorista. Muito pelo contrário, queremos que ele entenda que a fiscalização é um cuidado com ele, com a segurança dele e de todos que estão nas rodovias de Mato Grosso e do País”, comenta Ferreira.
Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Primavera do Leste, Márcio Júnior, explica que o Pare Pela Vida é realizada de forma rotineira, porém sem dia marcado, para orientar e conscientizar os motoristas. Cita que embora o foco maior seja o sistema de frenagem, durante a fiscalização é avaliada a condição geral do veículo, acomodação da carga e a documentação.

A parte mecânica é avaliada por um profissional especializado cedido pela Nova Rota do Oeste, que faz a vistoria e a ponta à PRF a situação. Existindo algum problema, a Polícia adota das medidas necessárias. O PRF cita que dependendo do caso, o motorista é autuado e segue viagem. Porém, se identificado problemas mecânicos que colocam em risco a segurança da rodovia, o veículo é recolhido e liberado somente após a adequação.

“São vários os problemas que encontramos. Cada caso é uma situação. Mas é comum abordarmos veículos com lona de freio gasta, freios isolados, campana trincada, ABS desligado. São problemas graves. O freio em má condição é um componente que coloca em risco o motorista e terceiros. O equipamento inoperante associado ao peso do veículo e ainda à carga transportada é um problema muito sério. Não podemos deixar seguir viagem”, aponta o policial.

O chefe da delegacia lembra ainda que o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aponta que quem trafega sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante comete infração grave, que prevê a perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagamento de multa no valor de R$ 195,23. Também está prevista a retenção do veículo para regularização.

Pare pela Vida – A operação teve início em 2021 e as ações foram intensificadas a partir de 2022. Diante da relevância e resultados alcançados, o programa Pare pela Vida recebeu o Prêmio “P3C PPPs e Concessões”, na categoria Melhor Gestão Privada.