Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Inaugurado primeiro Centro de Convivência e Abrigo para idosos de Lucas do Rio Verde

Foto: Ascom Prefeitura/watyson Santos

O primeiro Centro de Convivência e Abrigo para idosos foi inaugurado diante de comoção pública na manhã desta quinta-feira (4) em Lucas do Rio Verde e com presença de autoridades do Muncípio, sendo o prefeito Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social Janice Ribeiro, vice-prefeito Marcio Pandolfi, presidente da Câmara Muncipal, vereadora Sandra Barzotto, além da presença do vice-governador Otaviano Pivetta.

O Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório P. Piccini oferece atividades físicas, atividades lúdicas, estímulo cognitivo, oficinas e rodas de conversa. Presidido empresário Joci Piccini, o lar de convívio, localizado na avenida Pará, bairro Cidade Nova, é um sonho que saiu do papel. “É um pouco do reconhecimento pelo que as pessoas da melhor idade fizeram para Lucas do Rio Verde. É também uma forma de agradecer tudo aquilo de bom que acontece na nossa vida. Junto com os parceiros, desenhamos o projeto há muito tempo conseguimos concluí-lo. Se meia dúzia de idosos se sentirem felizes aqui eu acho que a gente já fica realizado”, discursou Joci Piccini. 

Para o prefeito Miguel Vaz, o local é essencial para a cidade, que já possui clubes dos idosos e agora conta com mais um reforço com o objetivo de proporcionar qualidade de vida à terceira idade. “Um importante acontecimento, um espaço dedicado para os idosos, especialmente aqueles que mais precisam, eventualmente aqueles que estejam sem condições de se deslocar para algum lugar, aqueles que ficam sozinhos na casa, porque a família por alguma razão vai trabalhar ou por alguma razão o idoso fica sozinho, então será acolhido aqui. Tenho muito a agradecer a esta família tradicional, que é a família Piccini, em nome do Joci Piccini e a sua esposa Beatriz, e dizer que para nós é uma grande satisfação poder ter essa parceria, poder ter a confiança dos empresários em contribuir com o poder público” explicou o prefeito Miguel Vaz.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, explica que os serviços oferecidos são públicos em parceria com a Secretaria. “É uma belíssima estrutura entregue para a comunidade luverdense, especialmente para os idosos, que precisam dessa atenção, que a Secretaria de Assistência Social e Habitação vai estar aí, junto com toda a equipe aqui da casa. A partir da semana que vem nós estaremos com uma equipe aqui fazendo as inscrições. No dia 15 de julho iniciam as atividades do projeto Maturidade em Movimento, de ginásticas laborais e teremos o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras. Estamos já em estudo, em conversa para o próximo ano, onde a casa vai funcionar 100% com os estudos que estão sendo feitos por nós, da equipe, com associações, com a Fundação LaSalle e outros parceiros para ver qual é a melhor maneira de oferecer qualidade para os nossos idosos”, detalhou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O vice-governador Otaviano Pivetta demonstrou felicidade ao ver o espaço. “Tenho muito orgulho da nossa história aqui. Eu tive a honra de participar durante muitos anos da construção de Lucas. E eu volto e vejo tudo o que eu estou vendo. As coisas estão melhorando. Ainda tem os empreendedores cívicos, aqueles que não são muitos, mas que se dedicam a construir uma cidade melhor, a construir uma sociedade melhor. Parabéns à família Piccini, parabéns ao prefeito Miguel Vaz, pela organização do modo geral”, elogiou o vice-governador e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta.

“É uma estrutura muito especial para nós, que somos idosos. Isso para nós é muito gratificante, muito gostoso. Olha, se todo lugar tivesse isso aqui, muita coisa não aconteceria com os idosos, porque o idoso tem que ter um espaço para ele conviver um com o outro”, agradeceu Ivo Hamester. 


Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório P. Piccini

O local tem uma área de 8000 metros quadrados e 1.250,41 de área construída, comportando 40 idosos.
Na parte da ala administrativa, serão 06 salas e 02 banheiros adaptados para PCDs, sala de enfermagem, de psicologia, administração, financeiro, multiuso, recepção.

Na ala dos dormitórios, são 08 quartos, 04 quartos masculinos e 04 femininos com camas, roupeiros e banheiro dentro de cada quarto.

Também foram construídos dois quartos para cuidados, cada quarto contém duas camas, além de dois banheiros.

O lar também conta com lavanderia, ala da cozinha, despensa e área de convivência interna para refeição. O novo local conta com uma área externa coberta para a convivência, banheiros adaptados para PCDs e uma capela.

Sair da versão mobile