Liderança de MT na produção agrícola com preservação 62% do território é destaque na abertura da 56ª Expoagro

0
64
Assessoria Sedec

As potencialidades e sustentabilidade do agronegócio mato-grossense foram destacadas durante a abertura da 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), na noite desta quinta-feira (11.07), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país, com 62% da sua área preservada. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representa 21,36% do PIB do Estado.

O governador em exercício Otaviano Pivetta destacou as possibilidades da agroindustrialização em seu discurso. “Nós temos muito espaço para percorrer, principalmente no segundo ciclo econômico que estamos experimentando. Ainda há muito para fazer, que é a verticalização da nossa produção. Mato Grosso produz 100 milhões de toneladas de grãos, ou seja, há oportunidades para avançar na agroindustrialização”, defendeu Otaviano Pivetta. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda,  apoiar a Expoagro e o Fórum das Cadeias Produtivas é apoiar o desenvolvimento do agronegócio. 

“Nosso agronegócio é maior força econômica do Estado, ainda sim, somos o estado que mais preserva. Apoiar esse evento, é apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas, as prospecções de negócios e o conhecimento que aqui será compartilhado. O Governo do Estado tem sido apoiador das iniciativas que fomentam a economia e a geração de emprego em Mato Grosso”, disse o secretário. 

“A Expoagro é muito mais que shows e palestras, é onde o agronegócio vive, é onde as pessoas se encontram. Esse ano ela completa 60 anos com sua 56ª edição. Temos orgulho de pertencer ao agro, às cadeias produtivas que movimentam esse país”, contou o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira. 

“Nosso Mato Grosso respira produção, respira agricultura e nós precisamos apoiar. Temos grandes feiras no interior, eventos gigantescos muito bem organizados, mas a nossa Capital também merece e deve ter. A Expoagro e o  Fórum das Cadeias Produtivas são grandes eventos, com apoio da Sedec e da Secel, que vem para mostrar o nosso potencial, o que temos de boa no nosso Estado”, afirmou o deputado estadual Max Russi. 

A 56ª Expoagro conta com parceria do Governo de Mato Grosso, com investimento de R$ 5,6 milhões da Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O Termo de Fomento foi assinado durante a abertura do evento, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.

Expoagro

A programação conta com 10 dias de shows nacionais e locais, sendo apenas duas noites com cobrança de entrada nos dias 19 e 20 de julho. O evento ainda terá leilões, rodeio, competições hípicas, parque de diversões, cursos gratuitos de qualificação, vitrine de animais, gastronomia, opções de lazer para a família. 

Além disso haverá paralelamente o congresso técnico “Fórum das Cadeias Produtivas”, que somará seis dias de debates em 2024. Em pauta, temas como mercado internacional, inovação, sustentabilidade, pecuária, agricultura, marketing e gestão de pessoas. A curadoria técnica do fórum será novamente realizada pela faculdade de Zootecnia da UFMT, por meio do projeto Conect Zoo.

Fonte: Maria Júlia Souza | Sedec-MT