Marta, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.
Além de craques inquestionáveis do futebol brasileiro, esses três atletas agora têm mais uma coisa em comum: aparecem na lista de 100 maiores atletas do século 21, elaborada pelo site da ESPN internacional.
A lista leva em consideração apenas os feitos atingidos a partir do ano 2000.
Entre os três brasileiros listados – os únicos que aparecem – Marta é a melhor colocada: ocupa a posição de número 32. Lembrando que a brasileira têm marcas invejáveis. Foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, é a maior artilheira de todos os tempos da seleção brasileira e a maior artilheira da Copa do Mundo.
Ronaldo Nazário, o Fenômeno, é listado na posição de número 87. Entre suas conquistas, estão bicampeonato da Copa do Mundo, da Copa América e do Bola de Ouro, além de ter sido três vezes eleito o Jogador do Ano da FIFA.
Já Ronaldinho Gaúcho, que venceu uma vez a Copa do Mundo e uma vez a Copa América com o Brasil, também é dono de um Bola de Ouro e foi duas vezes Jogador do Ano da FIFA. Ele aparece na posição de número 94.
No topo do ranking, dono do título de melhor atleta do século 21, é do nadador norte americano Michael Phelps. A tenista Serena Williams, também dos Estados Unidos, e o argentino Lionel Messi completam o pódio, na segunda e terceira colocações.