Lucas do Rio Verde leva a melhor na 5ª edição da Copa Nortão de Capoeira

0
228
Foto: Janderson Kavano

Neste final de Semana, Lucas do Rio Verde foi palco da 5ª edição da Copa Nortão de Capoeira. Os competidores se reuniram no Ginásio de Esportes Nari Pandolfi. O evento é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento contou com a participação de 255 atletas dos estados de Mato Grosso, Bahia, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Maranhão, além de atletas vindos da cidade de Paris, que também participaram da competição. A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer explica que o município, ao sediar a competição, fortalece e valoriza a capoeira. “Entendemos que a capoeira precisa se fortalecer cada vez mais no Brasil e esse evento vem se tornando um dos maiores do mundo, e isso é muito especial. É importante para o desenvolvimento de qualquer modalidade, em especial essa, que é genuinamente brasileira.”

A competição foi dividida em 14 categorias e Lucas do Rio Verde levou o maior número de medalhas e o pódio em sete delas: nas categorias de 7 a 9 anos feminino, com a atleta Stella Kyara Correa em 2º lugar, na categoria de 10 a 12 anos feminino, com a atleta Melissa Klugue em 1º lugar, de 10 a 12 masculino, com o atleta Felipe cortes Aragão, em 3º lugar, na categoria 13 a 14 anos masculino com os atletas, Gilmar do nascimento Carneiro em 1º lugar e o David levy em 2º lugar, nas categorias 18 + masculino e feminino com os atletas Ezequiel Caldeira e Júlia Silva Santana, ambos em 1º lugar e Augusto Lemos de Almeida em 3º lugar na categoria graduado masculino.

O Mestrando Anjo agradeceu o apoio ao esporte afro-brasileiro, que mistura arte marcial, dança e música. “Lucas do Rio Verde é, na verdade, um exemplo para várias cidades, não só de Mato Grosso, mas também do Brasil. A gente hoje tem um trabalho desenvolvido nas secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e de Assistência Social e Habitação. É um exemplo para capoeira no mundo”, definiu.