Novos Guardas Civis Municipais tomam posse em Lucas do Rio Verde

0
76

Ao longo do curso, os guardas municipais também receberam uma série de instruções da Secretaria de Nacional de Segurança Pública

Após formação, 29 classificados no concurso da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde assinaram, na manhã desta segunda-feira (22), o termo de posse. A partir de agora, eles já podem exercer seus respectivos cargos.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, reforça a importância do aumento da equipe para a segurança de Lucas do Rio Verde. “Os novos agentes do município passaram por um rigoroso treinamento após a aprovação em concurso público. Durante o processo, eles foram capacitados em diversas áreas operacionais e aprenderam técnicas de primeiros socorros, armamento e tiro, e estão aptos para a função”, explica.

Ao longo do curso, os novos GCMs também receberam uma série de instruções da Secretaria de Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles se juntam aos 38 agentes que já formavam a Guarda Civil Municipal. Agora, são 67 profissionais atuando na segurança pública de Lucas do Rio Verde.
A GCM Mayara Lupatini Lazaroto, uma das novas agentes, expressa seus sentimentos pela oportunidade: “A sensação é de gratidão. A gente teve um período de formação, e todo o processo desde o lançamento do edital, passando por todas as etapas, e hoje estamos trabalhando. É uma conquista”, relata.
O secretário de Segurança Pública, Cel Cunha, reforça a importância da expansão da equipe para a segurança da comunidade. “Essa formatura é um ato simbólico do avanço da segurança pública em âmbito municipal. A Guarda Civil Municipal, que até então tinha 38 membros, agora passa a ter quase 70, e isso repercute na segurança de toda a comunidade”, ressalta.


Reforço na segurança pública


Os 52 alunos que participaram do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) se formaram no dia 03 de julho. A cerimônia de formatura aconteceu no Auditório dos Pioneiros, com a presença de autoridades e familiares dos agentes.
Conforme o edital, os candidatos passaram por etapas como a prova escrita objetiva, teste de aptidão física, psicológica e de saúde, investigação social e, na última fase, o curso de formação