A seca característica do inverno no Centro-Oeste brasileiro deixa os dias muito ensolarados e sem previsão de chuva. A baixa umidade do ar atinge todos os estados e contribui para o aumento dos focos de incêndio no pantanal mato-grossense. Por conta do calor de até 34 graus durante o dia, os estados enfrentam focos de incêndio há mais de 40 dias e o Rio Paraguai marcou seu menor nível desde 1964.
No centro sul de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e noroeste de Mato Grosso do Sul, previsão de céu limpo com névoa seca durante a manhã, que se dissipa ao longo da tarde. Já são cerca de 100 dias sem chuva em cidades como Brasília e Cuiabá, locais para onde o Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu alerta de perigo potencial por conta da baixa umidade do ar. O Inmet informa que a umidade do ar pode chegar a 20%, com risco de incêndios florestais e perigos para a saúde. Por isso é importante beber bastante líquido e evitar exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia.
Brasília tem mínima prevista de 12 e máxima de 27 graus nesta segunda. Já em Goiânia as temperaturas ficam entre 15 e 32 graus.
Fonte: Brasil 61