Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Tarifa Social de Energia Elétrica: Descontos na conta de luz para famílias de baixa renda

A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada pelo governo federal em 2002 para proporcionar descontos na conta de luz a famílias de baixa renda. Os benefícios podem alcançar até 100% de desconto, dependendo do consumo mensal, e são válidos apenas para consumidores residenciais.

Quem Tem Direito?

Para ter acesso ao benefício, o primeiro passo é se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é a principal porta de entrada para programas do governo federal. O programa é destinado às famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.412. Para calcular a renda mensal por pessoa, some todos os rendimentos da casa e divida pelo número de integrantes da família.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), além das famílias mencionadas, também têm direito ao benefício:

Quais as Regras de Consumo?

De acordo com o MME, os descontos contemplam famílias com consumo de até 220 kilowatts/hora (kWh) por mês. As faixas de desconto são as seguintes:

Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, as condições são diferentes:

Como Solicitar?

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias inscritas no CadÚnico, conforme o MME. Se a família atender aos requisitos e ainda não estiver cadastrada, deve ir a um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro e fazer o requerimento do benefício.

Quais os Documentos Necessários?

Veja como se inscrever no Cadastro Único para ter acesso a benefícios sociais.

Sair da versão mobile