12 equipes da Rede Estadual vencem disputas do 1º Festival de Robótica Educacional de MT

0
89
Foto por: Assessoria

As competições do 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso e da Etapa off Season MT do 1º Festival Sesi de Robótica se encerraram, na tarde desta quinta-feira (08.08), com as premiações das equipes escolares. No total, 12 times da Rede Estadual de Ensino venceram as disputas.

O festival de robótica é realizado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), do Senai-MT e Sesi-MT. As disputas se iniciaram na terça-feira (06.08), no estacionamento do Sesi Papa, em Cuiabá. O encerramento das disputas também se deu nesta quinta-feira (08.08).

Durante os três dias do festival, mais de mil estudantes de 9 a 18 anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de 14 estados, incluindo um da Colômbia, mostraram as habilidades adquiridas em sala de aula na construção tanto de robôs complexos e com perfil industrial, quanto com os protótipos construídos com peças da LEGO® Education.

Todas as provas tiveram um público visitante de mais de 10 mil pessoas. Entre eles, cerca de três mil estudantes de 24 escolas de Cuiabá e Várzea Grande. A premiação não apenas reconheceu os melhores construtores e jogadores, mas destacou a capacidade de inovação e trabalho em equipe entre os participantes.

Os estudantes foram premiados nas modalidades For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), First LEGO League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC).

Para o estudante Paulo César Albuquerque, 15 anos, da equipe Heliobot Technology, da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no Parque Cuiabá, o festival fez aproximar sua paixão pela tecnologia.

“É uma realização pessoal receber medalha e troféu como vencedor. Sempre sonhei em trabalhar com robótica e agora estou usando-a de fato. Estou aproveitando ao máximo esta oportunidade para construir o meu futuro”, disse.
 

Durante os três dias do festival, mais de mil estudantes de 9 a 18 anos mostraram as suas habilidades.  Foto: Assessoria


O técnico da Heliobot Technology, professor Jackson Vieira, enalteceu o trabalho em a equipe Heliobot Technology. “Participar do evento foi uma escolha audaciosa dos estudantes que simboliza não apenas um compromisso firme com seus objetivos, mas também um testemunho da paixão que movimenta esses jovens entusiastas por tecnologia, inovação e protagonismo”.

A professora Célia Moura, da equipe Zé Tec, composta por estudantes da Escola Estadual José Leite de Moraes, em Várzea Grande, também comemorou a conquista do troféu Mentor Destaque na modalidade FLL. “Foi uma vitória de toda a nossa escola. Estávamos nos preparando há dois anos e traçamos uma boa estratégia. Que venham os próximos festivais para ganharmos de novo”, falou.

Sumô de Robos

Na modalidade conhecida como Sumô de Robos, seis equipes da Rede Estadual de Ensino foram campeãs logo no primeiro dia do evento. Eles disputaram contra 47 equipes, que reuniram mais de 400 estudantes que representaram as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Seduc. No total, foram 52 equipes da rede apenas nesta modalidade.

No Sumô, as equipes premiadas representando o Ensino Fundamental foram das escolas estaduais 09 de Julho (Água Boa), Elidiospiketeens (Aripuanã) e Dom Pedro II (Colider), que receberam troféus e medalhas pelo 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

As equipes que representaram o Ensino Médio e que também conquistaram troféus e medalhas pelo 1º, 2º e 3º lugares foram Level Up (Poxoreu), Pompeu (Colider) e Mechmaste (Araputanga). Respectivamente, eles são das Escolas Estaduais Padre Cesar Ablisett, Desembargador Milton Pompeu e João Sato.

O professor Jorge Vieira, mentor da equipe Level Up, comemorou a vitória que era aguardada há dois anos. “Nossa equipe é do Ensino Médio e chegamos com muita expectativa. Conquistamos o primeiro lugar, pois nossos alunos são protagonistas. Trabalhamos com eles de forma interdisciplinar utilizando a Matemática, Física e a Engenharia, por exemplo. Essa rotina nos ajudou nesta conquista”, disse.

O estudante Guilherme Ferreira, 14 anos, da equipe que leva o mesmo nome da Escola Estadual 9 de Julho, também não escondeu a felicidade pela conquista do 1º lugar entre os times do Ensino Fundamental II. “É uma sensação muito boa.Essa foi uma experiência que levarei para toda a minha vida. Vou usar esta medalha com muito orgulho”, comentou.

João Pedro, 17 anos, também não tirou a sua medalha de 3º colocado durante a comemoração com colegas da equipe Mechmaste, da Escola Estadual João Sato, em Araputanga. “Sempre sonhei em conhecer sobre robótica e a minha escola me proporcionou isso e ainda fui medalhista. Isso aumentou meu sonho futuro de trabalhar com tecnologia”, disse o estudante.

Parceria de sucesso

“Foi uma grande festa, mas, antes de tudo, foi um evento que permitiu que os estudantes colocassem em prática conceitos avançados de robótica”, avaliou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Ele destacou que o festival teve como objetivo não apenas entreter, mas também educar. 

Alan Porto: “Foi um evento que permitiu que os estudantes colocassem em prática conceitos avançados de robótica”.  Foto: Assessoria


“A integração da robótica na educação, tão evidente neste evento, é um marco na forma como abordamos o ensino e a aprendizagem. A educação tecnológica, quando aliada a competições, tem o poder de transformar realidades e abrir portas para novas oportunidades”, completou o secretário.

Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, promover iniciativas como o Festival de Robótica é investir diretamente na formação de pessoas para o mundo do trabalho em razão das habilidades e competências que são desenvolvidas durante a competição. “Ao proporcionar um grande evento como o nosso Festival para milhares de estudantes estamos investindo diretamente na formação dos futuros profissionais”.

Alexandres Serafim, superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), também comentou sobre o sucesso do festival. “Estamos extremamente satisfeitos com o resultado. O evento proporcionou uma plataforma para a demonstração de talentos, mas também destacou o compromisso da instituição em promover a educação tecnológica e a inovação. Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para preparar nossos jovens para o futuro”, finalizou.