O Corpo de Bombeiros Militar em Lucas do Rio Verde realizou nesta quinta-feira (01/08), no auditório da Câmara de Vereadores, a formatura de encerramento da 13ª edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro. As atividades duraram 3 meses e contaram com aulas de combate à incêndios, salvamento aquático, mergulho, salvamento em altura, hierarquia e disciplina, ordem unida, sobrevivência na selva, entre outras habilidades próprias do Corpo de Bombeiros Militar.
Foram cerca de 40 alunos formados que também tiveram aulas sobre cidadania, educação sexual, saúde bucal, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas, e na última semana houve a instrução do Campo de Sobrevivência.
“Três meses longos, duradouros aí com essas crianças. A gente espera que eles consigam levar esses ensinamentos para toda a vida deles. Tanto que durante o decorrer do curso, a gente sempre enfatiza bastante a importância dos pais, dos responsáveis, estar auxiliando a gente nessa questão de estar ensinando esses valores para as crianças. Não adianta a gente aqui durante o curso ensinar alguma coisa de respeito, de virtudes interessantes, e em casa a criança não presenciar aquilo. Então a gente sempre cobra muito os pais também. Eles têm que estar cobrando as crianças, delegando algumas missões para que elas façam, para que elas entendam que elas têm deveres a ser realizadas em casa, que elas têm responsabilidade. Então a gente acredita que agora, encerrando o projeto, o contato com o bombeiro cessa, porém a família vai continuar com essa cobrança, vai continuar com essa insistência naquilo que a gente tem passado durante esses três meses. Pra mim, fechou o chave de novo”, destaca o Capitão BM Bertolasso.
Uma dessas crianças é a Julia Larissa, que disse que esses últimos três meses de cursos, foram bem desafiadores. “Eu aprendi que sou muito mais do que achava que eu era. Eu aprendi que sou uma pessoa forte, uma pessoa capaz. A lição principal foi foi não foi desistir nunca e persistir em meio a todas as dificuldades”.