Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT), de 19 anos, conquistou o sexto colocado no lançamento do dardo no Mundial Sub-20 de Atletismo, disputado em Lima, no Peru. O atleta alcançou a marca de 70,48 m.
Curvo treina em Mato Grosso na Associação Atlética Banco do Brasil, com o treinador mato-grossense Elias Neves Ramos, que esteve presente na competição ao lado do atleta.
Arthur conseguiu o melhor resultado brasileiro da modalidade no Mundial Sub-20, o único a ultrapassar a marca dos 70 metros. Com o feito, Curvo ficou na vice-liderança do ranking sul-americano sub-20.
“É meu primeiro Mundial e na qualificação eu acabei sentindo o adutor (da coxa da perna direita). Mas com a ajuda dos fisioterapeutas, do meu treinador e o apoio de todos da delegação brasileira, consegui me manter na final, melhorando as marcas a cada lançamento, confiante até o último momento, fazendo o que era possível, mas infelizmente não deu uma medalha. Eram vários atletas bons, com marcas boas. Mas é seguir em frente porque tem mais”, disse Curvo.
O pódio foi formado pelo esloveno Tom Tersek, campeão com 76,81 m, pelo chinês Xiaobo Wang (prata com 75,50 m) e pelo irlandês Oisin Joyce, bronze com 73,89 m.
“É muito importante esse 6º lugar para o meu currículo. Entrando na final, a gente viu que é capaz, que está entre os grandes, e que logo vai estar batendo de frente com eles”, acrescentou Arthur.
O atleta foi medalha de bronze no Troféu Brasil, no fim de junho, com sua melhor marca pessoal: 72,22 m.
Fonte: Olhar Esportivo