Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Campanha de combate à violência doméstica inicia em Lucas do Rio Verde

A campanha nacional Agosto Lilás, que atenta a sociedade para o enfrentamento à violência doméstica, contará com atividades da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde.

As ações já iniciaram com os grupos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, com palestras de conscientização sobre as consequências para a sociedade que a violência contra a mulher causa.

“A Secretaria de Assistência Social e Habitação trabalha o tema não só com mulheres, mas principalmente com homens. Felizmente possuímos em Lucas do Rio Verde uma Rede de Enfrentamento bem fortalecida, e com ela, queremos cada vez mais divulgar os trabalhos de acolhimento e prevenção realizados, que é a união de forças de pessoas que atuam no Executivo, Legislativo, Judiciário, forças de segurança e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, orientou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gisele Bellotti, reforçou os canais de proteção da cidade e como o Conselho atua na proteção da vítima. “Além do apoio da Guarda Civil Municipal com a Patrulha Maria da Penha e o botão do pânico, o Núcleo de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica, Criança e Adolescente pela Polícia Judiciária Civil, o Conselho está de portas abertas para acolher essa vítima, orientar e ajudá-la no processo de restabelecimento social”, reforçou.

Denuncie
Em caso de ameaças ou qualquer ato de violência doméstica, a vítima pode ligar gratuitamente nos seguintes números:

Patrulha Maria da Penha – 153
Polícia Militar – 190
Polícia Civil – 197
Central de Atendimento à Mulher – 180
Núcleo de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica, Criança e Adolescente – (65) 9218-5931

Todos funcionam 24 horas por dia.

Casa dos Conselhos
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que trabalha em prol do fortalecimento das políticas públicas voltadas à mulher, na garantia de seus direitos, inclusive com o fundo municipal do direito da mulher, está localizado na Casa dos Conselhos e está localizado na Av. São Paulo, 80, bairro Alvorada.

O telefone para contato é o (65) 3548-2541.

Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), acolhe e atende mulheres vítimas de violência e a suas famílias por meio de grupos e individualizados quando necessário, promovendo acessos aos serviços socioassistenciais.

Lucas do Rio Verde possui duas unidades da cidade. O Cras Território I está localizado na Avenida Bahia, n° 236, bairro Jardim das Palmeiras. O telefone para contato é o (65) 3548-2563.

O Cras Território II está localizado na Rua João Goulart, n° 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42 – Jaime Seiti Fujii. O telefone para contato é o (65) 3549-7184.

Agosto Lilás
A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto de 2006. A prioridade é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

Sair da versão mobile