O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, entidade que integra 15 municípios da Região Médio-norte de Mato Grosso, realizou nesta sexta-feira (09), em Sorriso, a primeira cirurgia de redução de mama (mamoplastia).
A iniciativa faz parte do Projeto Rendimentos, liderado pelos prefeitos dos municípios consorciados, com a utilização dos recursos do próprio Consórcio de Saúde.
Segundo o presidente da entidade, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, até o fim do ano, serão realizadas aproximadamente 50 cirurgias, com investimento de R$ 1 milhão.
“Essa foi uma decisão deliberada pelos nossos secretários de Saúde e aprovada pelos prefeitos. Estamos devolvendo em serviços, os recursos provenientes das aplicações e cobranças de multas.”
Os procedimentos serão realizados em três hospitais da região, selecionados por meio de credenciamento e localizados nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
A secretária-executiva do Consórcio de Saúde, Solimara Moura, explicou que as pacientes foram agendadas pelos municípios, de acordo com critérios de tempo de espera e grau de urgência.
“Não se trata de cirurgia estética, são mulheres que sofrem há anos em decorrência do volume excessivo da mama, causando problemas de coluna, pescoço e principalmente, a baixa autoestima.”
A primeira paciente é do município de Nova Ubiratã, Aline Barth de Matos Flores, possui 44 anos de idade e há cinco anos aguardava o agendamento da cirurgia pela Central de Regulação do estado.
O presidente do consórcio ressaltou que a iniciativa é inédita em Mato Grosso e que pode servir de exemplo para outros consórcios, beneficiando pacientes em todo o estado.
“Só tenho que parabenizar a nossa equipe técnica, liderada pela secretária-executiva Solimara Moura, os nossos secretários de Saúde e os prefeitos, pela união e determinação em fazer do consórcio forte e eficiente.”