Tradições pantaneiras, ruralidade, gastronomia, etnoturismo, afroturismo, as belezas e os encantos de Mato Grosso foram apresentados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), durante o ‘8º Salão do Turismo’ (FIL), realizado de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O estado se destacou em sua participação no evento, que contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT).
Durante dois dias os visitantes e operadores da Feira puderam apreciar a gastronomia mato-grossense, que foi um dos pontos chaves do evento. “A gastronomia certamente é um dos principais atrativos durante um destino turístico, e no Salão do Turismo, durante a cozinha show, o nosso renomado chef de cozinha, Marcelo Cotrim, apresentou uma pequena amostra dos nossos principais potenciais gastronômicos e foi um sucesso”, falou Marisbeth Gonçalves, gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT.
O Sebrae/MT levou 24 empreendedores mato-grossenses para apresentarem os potenciais turísticos do Estado durante a FIL, sendo cinco operadoras de turismo. Algumas agências locais participaram das rodadas de negócios para trocarem informações, mostrarem os potenciais turísticos de Mato Grosso, e, comercializarem os serviços e produtos aos chamados DMC, sigla em inglês para Destination Management Company, empresas que fornecem serviços, recursos e conhecimentos especializados para outros negócios em áreas como eventos, atividades e passeios.
“Muitos DMC’s nos relataram estarem surpresos com as experiências mato-grossenses apresentadas como o afroturismo e o etnoturismo também. Foi uma ação muito positiva, onde tivemos um alcance imenso, conexão com outros quilombolas de outros estados. Além disso, esta é uma ação estratégica de acessar um mercado importante que é o carioca, e também o nacional e internacional”, completa Marisbeth.
Ao todo, foram cerca de 200 encontros entre os DMC e os pequenos agentes de viagens durante o evento. Na ocasião, três agentes de turismo de Mato Grosso, aproveitaram a oportunidade para mostrar as experiências turísticas do Estado, que prevê a promoção de imersões na cultura, história e vivência em cada um dos destinos.
“Estarmos aqui com o etnoturismo de Campo Novo do Parecis é uma forma de promovermos emprego e renda para estas comunidades indígenas de Mato Grosso e servirmos de inspiração para outras comunidades do país, que podem utilizar o etnoturismo como um processo de desenvolvimento territorial”, disse Silvia Fraga, analista técnica do Sebrae/MT.
Miriam Ferraz dividiu com o público histórias sobre o Pantanal mato-grossense e atraiu muitos interessados a conhecer a rota entre as cidades de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger.
“Agradeço ao Sebrae Mato Grosso, pela oportunidade de participar do Salão do Turismo, para apresentar o nosso roteiro ‘Cidades Pantaneiras’, e tivemos muitos contatos, foi muito produtiva a ação, creio que em breve teremos muitos turistas no nosso destino”, falou a agente de turismo mato-grossense.
Balanço positivo
Não foram só os pequenos empresários que gostaram da rodada. Em uma pesquisa realizada entre os DMC, todos, sem exceção, avaliaram a reunião como ótima ou boa. Quase a totalidade (98%) disse que os agentes estão prontos para receber o turista internacional e 95% deles informaram que há interesse em comercializar as experiências de viagem.
Durante a abertura oficial do evento (na última sexta-feira, 08 de agosto), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento social.“Turismo é saúde. Turismo é educação. É paz. Emprego e renda”, defendeu Alckmin.
Na ocasião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou as metas para o Plano Nacional de Turismo, dizendo que espera receber cerca de 7 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano, chegando a mais de 10 milhões em 2027. “Criamos 250 mil novos empregos no setor desde 2022. Voltamos ao patamar de antes da pandemia já no ano passado. E, este ano, estamos com números melhores do que os do ano passado”, comemorou Sabino.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT