A pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá segue em alta, registrando aumento significativo de 2,6% em agosto sobre o mês anterior e atingindo 110,5 pontos. Está foi a terceira alta consecutiva observada na pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também mostra estar 13,10% acima do registrado em agosto de 2023.
No subíndice que avalia a Perspectiva de Consumo, verificou-se um aumento mensal de 2,3% sobre julho. Ao serem questionados sobre a perspectiva de consumo para os próximos seis meses, 42,3% dos respondentes da pesquisa acreditam que o consumo será maior e 53,5% acreditam que a expectativa profissional será positiva, mesmo o componente Perspectiva Profissional apresentando variação negativa de 1,2%, o único com recuo.
Outros subíndices registraram aumento no mês, como o Momento para Duráveis (5,6%), o Nível de Consumo Atual (4,5%), a Renda Atual (4%), a Perspectiva de Consumo (2,3%), o Emprego Atual (1,7%) e a Compra a Prazo (1,4%).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou as possíveis causas para a elevação dos indicadores apresentados na pesquisa de agosto. “Observa-se que a capacidade de consumo atual e a curto prazo das famílias se mostram positivas para a capital, o que pode estar atrelado à visão otimista da renda e do emprego atual”.
Para o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o que ajuda a explicar tal condição pode ser verificada na pesquisa da CNC, onde, na comparação anual, 53,1 % afirmaram estar mais seguros com a situação atual de emprego e 56,3% responderam que a renda atual está melhor.
Wenceslau Júnior afirmou, ainda, que “na avaliação dos últimos doze meses, o índice atual recebe destaque com a maior pontuação vista, apontando para um cenário de consumo impulsionador, o que favorece as atividades do comércio em Cuiabá, sobretudo para este segundo semestre”.
Além disso, ainda conforme análise do IPF-MT, a capital mato-grossense completa um ano do índice acima dos 100 pontos, marco que na avaliação das famílias indica satisfação para consumir. Além disso, a capital mato-grossense apresenta resultados superiores à média nacional, que vem de seis meses consecutivos de recuos e, agora, registrou aumento de 0,7% em relação ao mês de julho.
Fonte: Fecomércio