Um município jovem, próspero e acolhedor, construído com muitas mãos. Com mais de 84 mil habitantes, vindos de todas as regiões do país, Lucas do Rio Verde completa nesta segunda-feira (05), 36 anos.
Localizada no Centro-Norte do estado de Mato Grosso, sua história começou com a vinda de posseiros e colonos de São Paulo, para darem início às obras de abertura da rodovia BR-163, pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), que ligaria Cuiabá a Santarém (PA).
Em 1981, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), começou a implantação do projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terra oriundas de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta (RS). Assentados nos lotes onde dividiram uma gleba de 197.991 hectares, naquele momento, começava a se formar a comunidade que deu origem a Lucas do Rio Verde.
O dia 05 de agosto de 1982 passou a ser comemorado como a data de fundação da agrovila, ainda então pertencente ao município de Diamantino.
Em 17 de março de 1986, o núcleo urbano foi elevado à condição de Distrito e no dia 04 de julho de 1988, quando conquistou sua emancipação político-administrativa, já contava com 5.500 habitantes.
A cidade recebeu este nome em homenagem a Francisco Lucas de Barros, que foi um seringalista, desbravador de sertões e profundo conhecedor da região, e ao Rio Verde, curso d’água que corta o território municipal, assim chamado pela cor esverdeada que apresenta.
Características
Lucas do Rio Verde é uma cidade planejada, e se destaca pela qualidade de vida que oferece aos cidadãos, nos aspectos da cultura, esporte, educação, saúde e segurança pública. Conta com mais de 60 km de ciclovia, praças, ruas e avenidas largas, pavimentadas, bem arborizadas e iluminadas, além de ter a maior área por habitante da América Latina, com mais de 4 milhões de m² de área verde.
Sua economia gira em torno da agricultura, com a produção de soja, milho, algodão, bovinos e suínos, que atraiu diversos empreendimentos para a região, oportunizando emprego às pessoas que aqui chegam. O município também é o segundo que mais cresceu no estado, e o 16º no país que mais teve aumento na população.
Construída a passos largos, com a ajuda de grandes pioneiros, os luverdenses comemoram neste dia, as lutas que passaram juntos para alcançar o potencial de uma cidade promissora que é hoje.