Os estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo da meta desempenho estabelecida para o Ideb 2023, o Índice de Desenvolvimento da Educação.
Divulgado a cada dois anos, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb.
Em 2021, o Ministério da Educação estabeleceu a meta de 5,2 pontos para o Ensino Médio, mas os estudantes alcançaram 4,3 pontos no Ideb 2023.
No caso dos anos finais do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano, o desempenho foi de 5 pontos, enquanto a meta era 5,5 pontos.
Já os estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, tiveram um bom desempenho e alcançaram a meta nacional de seis pontos.
Medido em uma escala que varia de zero a dez, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica pública e privada no País e será novamente calculado em 2025.
Os resultados de 2023 podem ser conferidos na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.