Referência internacional em irrigação, Ivo Zution, PhD da Universidade de Nebraska, foi taxativo em afirmar que a irrigação vai transformar a agricultura de Mato Grosso.
A declaração foi dada durante o painel “Irrigação: Vetor de Diversificação e Agroindustrialização”, da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, realizada, recentemente, em Cuiabá.
Zution apresentou um panorama de como funciona a gestão dos recursos hídricos e a agricultura de irrigação de Nebraska, o Estado mais irrigado dos Estados Unidos, e destacou que é possível Mato Grosso colocar este modelo em prática, especialmente se houver cooperação entre as agências federais, universidades e o Estado.
Na ocasião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a importância da irrigação sustentável em Mato Grosso e do compromisso que o Governo do Estado quer adotar.
Miranda explicou que o governador está extremamente focado e decidido em realizar um grande projeto, além de construir uma legislação muito sustentável de utilização das águas para incrementar a irrigação.
Um projeto de irrigação já está sendo desenvolvido em Mato Grosso e será realizado até o ano de 2026, tendo como base três bacias hidrográficas: Paraguai, Amazônica e Tocantins-Araguaia.