Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Prefeitura de Lucas do Rio Verde orienta população sobre cuidados com escorpiões

Foto: Andrew Aragão

Independente da temporada, é sempre importante falar a respeito das condições propícias para a presença de escorpiões em nossa região. Pensando nisso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, traz orientações a população sobre os cuidados essenciais para evitar acidentes com esses aracnídeos.

Durante a última semana, a Vigilância Ambiental realizou uma ação no bairro Veneza, para falar sobre prevenção e orientação do Tityus serrulatus, mais conhecido como o escorpião amarelo, considerado o mais perigoso do Brasil. O trabalho foi realizado após ser capturado um exemplar desse escorpião na localidade, que até então não era comum no município. A ação foi realizada no período matutino e noturno.

De acordo com a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann, todo cuidado é importante. “O objetivo da ação foi verificar se há mais exemplares do escorpião amarelo na região e orientar a população quanto aos cuidados para evitar as picadas. Alguns lugares são propícios para criadouros, por isso é importante evitar acúmulo de lixo e entulho, além de manter as lixeiras fechadas, são medidas essenciais para reduzir a presença de animais”, explica.

Em acidentes escorpiônicos classificados clinicamente como leves, não é necessário o tratamento soroterápico, apenas o sintomático com alívio da dor. No entanto, crianças de até 9 anos (principalmente as menores de 7 anos), sobretudo em acidentes causados por T. serrulatus, apresentam maior risco de complicações sistêmicas e de óbito.

A Prefeitura orienta que, caso seja picado, o morador deve procurar atendimento. O paciente será avaliado e, em caso de necessidade, será encaminhado para receber o soro que está disponível no Hospital São Lucas.

Cuidados Preventivos

Orientações gerais de primeiros socorros

Sair da versão mobile